sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Por um PT forte, unido e a favor da igualdade social

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em setembro deste ano estaremos renovando a direção do Partido dos Trabalhadores em todos os níveis. É um momento de muita reflexão, pois desta renovação sairá o caminho que percorreremos nos próximos 03 anos e, portanto, nas próximas duas eleições.

Tenho certeza que o melhor para todos e todas é a reeleição do companheiro Lula para a Presidente da República, especialmente com o aumento petista em sua base de apoio. Aumentando dos atuais 91 para ao menos 100 Deputados Federais e dos atuais 13 para ao menos 15 Senadores, garantindo assim um governo com a cara do PT e não somente a Presidência da República. Desta forma, o governo ficaria menos refém de interesses nem sempre confessáveis de aliados de última hora e que vem impedindo de avançarmos na transformação social, na construção de um País com justiça social para todos os brasileiros.

Em Mato Grosso, entendo que a melhor forma de contribuir para o projeto nacional, conforme acima dito, é a candidatura própria para Governador, onde teremos um palanque comandado pelos petistas. Digo isto porque as pesquisas indicam a possibilidade real de elegermos o companheiro Alexandre César para senador, a reeleição do companheiro Carlos Abicalil para Deputado Federal é certa e, ainda, poderemos eleger, ao menos mais um Deputado Federal pelo PT. Então, cabe a nós acreditarmos na nossa capacidade de disputarmos o Governo do Estado com a companheira Serys, na qual a sociedade, além de vê-la como uma bandeira petista, a vê como uma batalhadora a favor do desenvolvimento social, e também como a única pessoa capaz de apresentar e implementar um projeto de governo para nosso Mato Grosso, que inclua todos os setores da sociedade, posto que nosso Estado não é composto tão somente por grandes plantadores de soja, arroz e algodão, até porque até o agro-negócio não é composto por somente essas pessoas. Um governo estadual petista, com certeza, possibilitará o avanço econômico para todos os setores, pois também enxergará o pequeno, seja ele agricultor, comerciante, industrial ou empregado de qualquer setor.

Em Sinop, após anos de existência do PT, pela primeira vez, vê-se várias pessoas querendo comandar o partido. Isto é fruto de nossa coragem histórica posta em prática nas eleições passadas, onde caminhamos firmes, não nos curvando às investidas dos poderosos grupos econômicos e políticos que tentam dominar a todos nesta Região. Fizemos uma campanha belíssima. Mostramos que não estamos aqui para brincadeira, fato que, com um pouco mais de fraternidade e não fosse a mudança brusca na legislação, com certeza, teria nos levado a eleger dois vereadores. Isto tudo é importante, nosso vigor hoje é outro e por conseguinte nossa inserção na sociedade também é outra.
Agora, a principal preocupação que temos que ter é com a real existência de uma direção partidária, onde pessoas comprometidas, mesmo com pensamentos um pouco divergentes, comunguem do mesmo ideal, que é fortalecer o partido a partir de suas bases, com a efetiva existência de um diretório, que dirija o partido, ficando para a Executiva apenas a tarefa de realizar as decisões tomadas no diretório e para o Presidente tão somente o comando balizado do partido, pois qualquer que for o Presidente, não poderá ser de uma ala ou de um grupo, terá que ser de todos.

Assim sendo, chamo os companheiros petistas de Sinop para uma reflexão e um compromisso, vamos nos unir e formarmos uma direção unida, forte, sem maiores disputas internas, as quais devem servir mais para impulsionar a todos e oxigenar as instâncias, para o encorajamento às lutas contra as mazelas promovidas pelas administrações que, até hoje, dominaram a Prefeitura de Sinop. Deixando assim a disputa para a Presidência do Partido em segundo plano, afinal a experiência já nos mostrou que um presidente, sem um diretório atuante, praticamente nada pode fazer.

De forma alguma podemos nos consumir internamente como querem nossos inimigos. Eles, nossos adversários, incentivaram e continuam incentivando a desunião porque querem o Partido dos Trabalhadores enfraquecido, dividido, sem uma expressão política que agregue os trabalhadores e excluídos desta cidade. Nós, ainda não totalmente unidos, nas eleições de 2.004, conquistamos quase 5 mil votos. Cinco mil cidadãos e cidadãs sinopenses que disseram NÃO a compra de votos, a política do toma lá-dá-cá e tantas outras formas corruptas de fazer política. Nós que construímos a unidade destas forças anônimas que estão aí em Sinop a espera de um PT autêntico, não podemos mais uma vez cair no erro de fomentar a política do “grupismo” no PT de Sinop, o único grupo que tem que existir é o grupo dos petistas.

Fica aqui minha contribuição para a reflexão de todos os companheiros e companheiras petistas, peço que todos nesse momento, pensem no partido em primeiro plano, provando assim que acima do projeto individual de cada um, está o projeto partidário e o compromisso histórico e ideológico de uma transformação social, através da ação democrática, instrumento esse por demais penoso mais o único eficaz.

Rui Farias é advogado e filiado ao PT em Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...