quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

O ideal e o ser humano – I

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fui provocado pelo colega Anselmo, na semana passada, a responder as contradições entre o ideal socialista e a condição humana. Tema de fato espinhoso, sobretudo nos dias de hoje, quando ser, parecer e até se relacionar com gente de esquerda nos coloca na defensiva. Mas, é nesses momentos que o debate se torna mais necessário.

Anselmo não aceita a minha tese de que o escândalo de corrupção conhecido como “mensalão” tenha ocorrido pela capitulação de dirigentes petistas, a exemplo de Zé Dirceu, José Genoíno, Silvio Pereira e Delúbio Soares, à moral burguesa; tampouco que a corrupção tenha encontrado no capitalismo seu terreno mais fértil e adequado em toda a história da humanidade. E para isso coloca em oposição humanidade e ética. E acrescenta que é capitalista, que gosta de dinheiro, carro novo e dos Estados Unidos…

Como diz outro amigo, o Vila, “well, well, well…”. Alguns conceitos devem ser acordados na discussão:

1) Vamos tomar, grossíssimo modo, capitalismo por sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção; da livre concorrência que leva sempre ao monopólio (lógica da acumulação ou concentração de renda); e na exploração da mais-valia (apropriação da força de trabalho humano). E vamos tomar capitalista por quem defende o capitalismo como ideologia.

2) Já o socialismo, vamos defini-lo como sistema econômico baseado na abolição da propriedade privada dos meios de produção; da economia planificada; e da solidariedade proletária (a cada um segundo suas necessidades, de cada um segundo suas possibilidades). E por socialista, vamos entender quem defende o socialismo como ideologia.

Agora fica mais fácil entendermos o que estamos falando. Gostar de viajar e de carros, e ter dinheiro como resultado do seu trabalho para satisfazer suas necessidades não torna o Anselmo um capitalista, mas, de fato, um trabalhador que também vende sua força de trabalho de modo injusto e desigual para o seu patrão. No fundo, se tomasse consciência da sua condição de classe, tenho certeza que o Anselmo já teria se declarado socialista há muito tempo, sem titubeios.

Claro que não dá para dizer que a corrupção nasceu com o capitalismo. É bem mais antiga e chega a coincidir com a história das civilizações. Mas, é também inegável que nunca houve corrupção em escala industrial como no capitalismo, porque é o capitalismo que tem a lógica do lucro a qualquer custo no cerne da sua ideologia, o que faz que pessoas de bem como o Anselmo e tantas outras se aferrem a sonhos difusos e irreais, como o de conquistar o primeiro milhão antes dos 30 anos – embora já tenham passado um bocado dessa faixa etária. E provavelmente nunca vão conquistar, nem aos 60. Mas ficam contentes de sonhar com a possibilidade.

Volto ao tema, da próxima vez pra falar especificamente da falsa oposição entre ideal e humanidade.

Kleber Lima é jornalista em Cuiabá
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...