quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

O calvário da Petrobras

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em discurso inflamado, de período eleitoral, a Presidente Dilma em recente viagem ao Nordeste, resolveu falar publicamente sobre os escândalos que estão destruindo a imagem e as finanças da maior estatal brasileira.
Em seu pronunciamento falou que não compactua com malfeitos, com corrupção e com o malbaratamento dos recursos públicos e que tudo faria para apurar e responsabilizar quem estiver participando dessas ações criminosas. Além disso, da mesma forma que seu antecessor , não titubeou em culpar as oposições de estarem tentando tirar proveito eleitoral de tais escândalos. Como parte do discurso ainda tentou minimizar os fatos dizendo que já estão em curso vários inquéritos  por parte da CGU, do  TCU, da Polícia Federal, do  Ministério Público e que não vê necessidade de uma CPI ou CPMI.

Ora, isto é uma interferência direta no Poder Legislativo e um amesquinhamento do poder de fiscalização que o Congresso tem relação aos demais poderes,   fere diretamente as minorias parlamentares , denegrindo ainda mais a imagem do Congresso Nacional como um mero  apêndice do Palácio do Planalto,  da mesma forma que o mesmo foi usado durante o período dos  governos militares.

Enfatizou ainda que assim fazendo uma CPI estaria maculando a imagem da Petrobrás , uma empresa que goza da maior respeitabilidade no  país e no mundo. Foi acompanhada no mesmo diapasão  pela presidente da Petrobrás, que por exigência de ofício não pode , jamais, deixar de fazer coro com a Presidente da República, sua chefe maior.
Esqueceu-se a Presidente de dizer que quem macula e denigre a imagem da PETROBRÁ, como de resto do Brasil, dentro e fora do país, são pessoas colocadas em cargos importantes no alto escalão de administração pública, fruto do loteamento dos cargos para fins de barganhas políticas e aparelhamento dos organismos públicos por parte dos PT , PMDB e demais partidos aliados.

Ao indicarem pessoas que acabam se  envolvendo com denúncias de corrupção, como no caso do mensalão, das crises que acabaram exigindo que a Presidente demitasse ministros em diferentes áreas de seu governo  ou da prisão de um ex-diretor da Petrobrás, por envolvimento com Mafioso também preso por suspeita de lavagem de dinheiro, o mesmo que tinha associação com o Vice-Presidente da Câmara Federal, um deputado federal do PT do Paraná, as ligações desta mafia com tráfico de influência exercido pelo referido deputado em ministéros, esses  fatos, sim denigrem a imagem da petrobrás e do governo Lula/Dilma.
Outros fatos como a os prejuizos de mais de quinhentos milhões de dólares que a compra  de uma refinaria nos EUA por parte da PETROBRÁS,  um mau negócio, como atestado em depoimento na audiência pública ocorrida no Senado , na última terça feira, por parte da Presidente da Estatal, fato que mais se aproxima de uma negociata do que um bom negócio para a Empreaa. Isto sim, tem afetado a competiviidade, a lucratividade e o valor de Mercado da mesma.

Em 2009 a Petrobrás era a 12a. maior empresa do mundo, conforme o ranking da FORBES, com um patrimônio com valor de Mercado de 308,7 bilhões de dólares e em 2014 caiu para a 121a posição e um valor de Mercado de apenas 74 bilhões de dólares. O lucro da Petrobrás vem caindo de 30,1 bilhões em 2009 para 23,6 bilhões de reais em 2013, enquanto o endividamento passou de 28 bilhões em 2008 para 221,6 bilhões em 2013, podendo chegar a mais de 235 bilhões de reais no final deste ano (2014).

Mensalmente a petrobrás tem um prejuizo de mais de 600 milhões de reais pela defasagem dos preços de gasolina importada e a venda no mercado interno, pela interferência direta do governo nos preços internos. O lucro da Petrobrás  no último trimester de 2013  foi 30% menor que no memo período de 2012.

Esses fatos e outros tantos que permanecem como verdadeira caixa preta , que a Presidente Dilma,  o PT e seus aliados tentam impedir que o Congresso Nacional investigue, é que estão destruindo a Petrobrás e manchando a imagem da mesma. Isto exige apuração de verdade, como foi no caso do mensalão e não meros discuros inflamados para enganar a população.

Juacy da Silva, professor universitário, aposentado  UFMT, mestre em sociologia.
[email protected] 
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...