sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Cuide-se ! Ame-se ! Previna-se !

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anualmente, no mês de outubro, é realizada a campanha de conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa. Ela começou em 1990, nos Estados Unidos com a Corrida pela Cura, e desde então passou a ser realizada no mundo inteiro.

Muito se fala sobre a campanha, inclusive empresas dos mais diversos setores fazem ações para mostrar que estão engajadas na causa. Mas, o mais importante disto tudo é o resultado que a campanha tem alcançado: realmente está funcionando! Nos últimos anos o número de exames de mamografia aumentou muito, principalmente em mulheres na faixa etária dos 50 a 60 anos.

O aumento do número de mamografias gera um aumento do diagnóstico precoce. É importante salientar que um diagnóstico positivo de câncer de mama não é uma sentença de morte. Os tratamentos são bastante eficazes na maioria dos casos, especialmente se a doença for detectada no início.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração nas mamas. Sintomas como dor, inchaço, retração de mamilos, nódulos no seio, região das axilas, pele da mama avermelhada, com aspecto de casca de laranja e saída espontânea de líquidos dos mamilos devem ser investigados. O clínico geral pode fazer esse diagnóstico e pedir o parecer da especialidade médica.

Neste mês a Qualycare Home Care & Resgate aderiu à campanha e, durante as visitas médicas, nossas equipes passam orientações tanto para os pacientes quanto para suas famílias sobre como prevenir a doença. Portanto, cuide-se! Ame-se! Previna-se!

Heleno Strobel Rosa é Coordenador Médico

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...