sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Como tratar um paciente de Alzheimer

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois que seu familiar é diagnosticado com doença de Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa, você precisará fazer planos para ele.

Se ele ou ela vive sozinho, procure se certificar se ele está seguro. Agora se ele ou ela não pode viver sozinho, você terá que ter um ajudante em caso para acompanhá-lo ou o levar para morar em um lar de idosos.

Também é necessário a família fazer uma procuração para que  alguém tome as decisões para ele ou ela, quando ele ou ela não poder mais.

A medida que a doença piora a pessoa passa a ter dificuldades para gerenciar seu dinheiro. É preciso verificar se ele ou ela faz isso corretamente.

Em caso do paciente ainda dirige o médico deve falar o momento dele parar.

Outra medida é tornar a casa segura. Para isso você precisa tomar as seguintes providências:

Mantenha as passagens para fora da confusão. Se você tem tapetes soltos, remova-os ou abaixe-os, coloque um corrimão e uma esteira antiderrapante na banheira ou no chuveiro, coloque cadeados anti-criança nos armários com itens perigosos (como fósforos ou medicamentos). Você também pode colocar capas para crianças no fogão.

Como posso evitar que meu membro da família se afaste?  –  Para evitar que ele ou ela se afaste ou se perca, você pode:

Bloqueie a porta externa. Se o seu membro da família pode destrancar a porta, coloque outro bloqueio na porta que ele ou ela não pode alcançar, tenha o seu transporte de identificação em todos os momentos, coloque um sistema em sua casa que lhe permita saber quando as pessoas entram ou saem.

Para facilitar as atividades diárias, faça visitas ao paciente, atividades que ele goste,

use palavras simples, frases curtas e uma voz calma, compre roupas e sapatos para ele fácil de colocar e tirar.

Para prevenir acidentes com bexiga ou intestino:  levá-lo ao banheiro várias vezes durante o dia e não dar nada de beber antes dele dormir.

Se você notar que ele está comendo pouco, passe a dar pequenas refeições como frutas cortadas durante o dia e 3 grandes, dê-lhe bebidas ricas em proteínas.

Referente ao sono é importante não deixar que o idoso troque o dia pela noite. Então evite que ele durma durante o dia, ele deve fazer exercícios durante o dia e a noite deve ficar num quarto quieto e sem luz.

Você deve ficar atento ao comportamento dele. Qualquer mudança deve ser avisada ao médico. Pode significar uma infecção da bexiga ou do pulmão.

Lembre-se, cuidar doença de Alzheimer é um trabalho difícil, e geralmente fica mais difícil à medida que a doença piora. Não se sinta mal ou culpado por pedir ajuda como contratar um auxiliar para ajudá-lo a se banhar, vestir ou alimentar seu membro da família.

Outra maneira de obter ajuda é juntar-se a um grupo de apoio para cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer. A Associação de Alzheimer tem muita informação para os cuidadores. Seu site é www.alz.org

Luiz Gustavo Castro Marques – é médico geriatra em Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...