sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Agora é natal

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O grande significado do presente, é o que representa, pois está  acima do seu valor material,  pois dele está caracterizado em forma do seu valor espiritual ou sentimental.
                
Apesar dos três Reis Magos  representarem o poder dos Reis, ao concluir suas missões demonstrou a toda humildade que o mundo curvou-se  diante de um menino pobre que nasceu na estrebaria junto aos animais.
              
Esse ato mostra a todos nós que o presente serve acima de tudo para demonstrarmos os nossos sentimentos, independente de etnia ou classe social, o presente é um ato para celebrar a amizade e o amor ao próximo.
              
Historicamente a tradição de dar e receber presentes é trazida nas figuras dos Reis Magos, que presenteou o Jesus no seu nascimento, e cada presente  tinha  um significado diferente:               

O incenso representava a fé, eram oferecidos aos Sacerdotes; o Ouro representava a nobreza  e eram oferecidos aos Reis; já a Mirra representava o Perfume e o Sacrifício era oferecido aos Profetas.             

Quanto mais dependemos materialmente das pessoas, mais afastamos das nossas amizades desinteressadas, que usam a consciência como guia do acompanhamento do sentimento espiritual.                 

O importante de toda essa história é que a figura dos três Reis Magos tinha a representatividade dos povos de todas as cores e de todas as nações, sendo: Baltazar representava do rei da Arábia, cor negra; Melchior representava o rei da Pérsia, cor clara; Gaspar representava rei da Índia, cor amarela.
                
Para dignificar o sentimento de relacionamento de amizade e gratidão, ao darmos um presente, acima de tudo é importante nos colocarmos na obrigatoriedade essencial em saber oferecer a nós próprios em forma de presente, é como se você passasse a se materializar dentro do seu próprio presente, pois este  ficará marcado para sempre, do começo ao fim de um relacionamento, ou eternizado em um ato de amor ao próximo.                 

O presente fortifica um relacionamento. Oferecer presentes materiais, em algumas situações do relacionamento humano é mais importante do que o próprio presente recebido.
                
Feliz Natal.

Wilson Carlos Fuah –  economista, especialista em recursos humanos e relações sociais e políticas em Mato Grosso
[email protected]         

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...