sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Aglomerado Urbano do Transporte: surge uma nova rota!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“A voz do povo é a voz de Deus”. Um dos mais antigos e conhecidos chavões do país volta a ser invocado quando observamos o clamor da sociedade em relação ao uso do transporte coletivo. A maioria absoluta destes usuários, da capital e da irmã cidade industrial, considera que o setor é falho e sem qualidade. Da saída de sua residência ao ponto de embarque, continuando o percurso da rota e finalizando ao destino desejado, o bem–estar do passageiro nitidamente foi comprometido. Seja de caráter financeiro, de conforto, de segurança, de comportamento, de periodicidade das viagens, não há satisfação plena. A sociedade quer respostas para tantas insatisfações que envolvem o setor. E a primeira esperança se refere exatamente a melhoria do serviço, a começar pelo preço da tarifa.
Há uma luz no fim do túnel. Mapas, pesquisas domiciliares, informações coletadas nos terminais, nas paradas de embarque e desembarque e, ainda, a ação do Governo do Estado através da Agencia Reguladora do Serviço (AGER) quando, entre as novas propostas, indica a necessidade de licitação para operação do sistema, apontam para o fim da celeuma. Mas, para maximizar toda esta reengenharia do transporte é necessário, e de forma indispensável, que toda a ramificação da classe e toda a sociedade participem das discussões para a sua imediata e improrrogável implantação.
Este foi o principal objetivo da Audiência Pública que propomos na Casa de Leis Estadual, e para difundir a ação seminários serão realizados, pois acreditamos ser imprescindível a participação da sociedade e dos segmentos envolvidos em torno do Projeto para Operação Integrada do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Aglomerado Urbano Cuiabá – Várzea Grande. As novas propostas contidas no Aglomerado Urbano, e sob domínio da Agência Reguladora de Serviços (AGER), trarão para a população dos dois municípios, um sistema que contemple o útil ao agradável, visto que o transporte urbano de qualidade e acesso universal é um direito para a cidadania. A nossa preocupação, como parlamentares, é que sua implantação, além de mais rápida e com preço ao alcance de qualquer orçamento familiar, mude para melhor. Acreditamos, também, com o fato de a população ordeira e cansada de tantas tentativas de mudança, encontre agora uma resposta definitiva para seus reclames.
Consultas populares realizadas por equipes extremamente técnicas auferiram condições que apontam para a sua efetiva realização. Este é um bom sinal, pois, aliado ao estudo técnico realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou que a problemática está com seus dias contados.
A população ansiosa em ter um canal de locomoção capaz de suprir suas necessidades e a nossa vontade política de solucionar a questão, de certo atenderá o clamor da população.

*José Riva e Eliene Lima são deputados progressistas por Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...