quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Vigilância acompanha casos suspeitos de influenza e confirma uma morte em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, recebeu a notificação de 42 casos suspeitos de influenza em Mato Grosso. Desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação pela Vigilância 21 casos suspeitos de gripe influenza com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil.

Das 42 notificações, oito pessoas morreram, sendo que um dos óbitos foi causado pelo vírus H1 N1 em Cuiabá. Esses casos suspeitos e que estão sendo investigados são de pessoas que faleceram entre o fim do mês de março e o início deste mês, dos quais um caso com morte registrada em Tangará da Serra, cinco casos em Cuiabá, um em Juína e um em Várzea Grande. Um paciente de Colniza foi transferido para Cuiabá com sintomas da doença e está com quadro de saúde de melhora.

A Vigilância Epidemiológica já confirmou 18 casos por influenza e 13 pacientes evoluíram para a cura e já receberam alta médica.

Os Escritórios Regionais de Saúde estão auxiliando os municípios no atendimento desses casos e no encaminhamento dos materiais coletados para exames que são realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá. O resultado dos exames deve ser conhecido em até 28 dias.

Cuiabá tem o maior número de casos, com 19 pacientes e Várzea Grande notificou 4 casos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Alessandra Moraes, o serviço de Vigilância Nacional – CIEVS do Ministério da Saúde foi comunicado dos casos suspeitos e dos que foram confirmados até o momento. Além disso, a Vigilância orientou os municípios a realizarem o serviço de bloqueio em todos das famílias dos pacientes atendidos.

A SES solicitou ao CIEVS que encaminhe para Mato Grosso uma equipe técnica do EPSUS, que realiza o serviço epidemiológico de campo, para auxiliar os municípios onde ocorrem as mortes de pacientes com suspeita da gripe influenza H3N2.

A coordenadora alerta à população para que ao primeiro sintoma de gripe ou de um quadro de síndrome respiratória aguda grave e que podem evoluir para a influenza, que procure imediatamente a unidade de saúde municipal mais próxima para ser tratado.

Com relação à vacina contra a gripe influenza, Alessandra Moraes informou que o Ministério da Saúde deverá realizar campanha nacional de vacinação a partir do dia 23, com o dia D no dia 12 de maio. “Esse tipo de vacina não pode ser estocada porque é fabricada para atacar determinado vírus da doença e para aquele ano de vacinação”, explicou a coordenadora, por meio da assessoria.

A vacinação terá como público prioritário os idosos, crianças com até cinco anos de idade, gestantes e profissionais da saúde e da educação. Quem não puder tomar a vacina deve se consultar e receber medicamento na rede municipal de saúde. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado impedem a evolução negativa do quadro de saúde do paciente. Já a vacina é aplica em dose única e combate três vírus diferentes da gripe influenza e previne a doença.

De acordo com informação da Vigilância Epidemiológica a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE