quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso registra aumento de mais de 97% nos casos de conjuntivite

PUBLICIDADE

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso registrou um aumento de 97,2 % nos casos de conjuntivite, em comparação ao mesmo período de 2016. Este ano já foram notificados 70 casos de conjuntivite. Sendo que em janeiro de 2017 nenhum caso foi notificado e no mesmo período de 2016, 2 casos foram registrados.

No Estado, 22 dos 141 municípios estão em alerta para um possível surto do vírus. A suspeita de surto ocorre nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Juína, Juscimeira, Rondonópolis, Juara, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Campo Novo dos Parecis, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Santo Afonso, Porto Estrela, Sapezal, Paranatinga, Alta Taquari, Castanheira, Colniza e Cáceres.

Segundo o Ministério da Saúde, até dia 28 de dezembro foram contabilizados 1.874 casos da doença. O maior registro de ocorrências foi em 2012, com um total de 2.467 casos da doença no Estado.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana que recobre os olhos e pode ser causada por vírus ou bactérias. As inflamações geradas por vírus são mais contagiosas e as mais comuns, tendo quadros clínicos com duração de aproximadamente quinze dias.

Os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos, coceira, pálpebras inchadas, secreção purulenta ou esbranquiçada, visão borrada, ao acordar a pessoa tem dificuldade em abrir os olhos. Sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade e sensação de areia nos olhos.

O tratamento é oferecido pela rede pública de saúde, e pode ser feito com compressas embebidas em soro fisiológico e colírios. O médico deve ser consultado, pois é ele quem indicará o tipo de conjuntivite e, consequentemente, o tratamento, informou a prefeitura de Sorriso, por meio da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE