sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria de Saúde faz pesquisa para identificar insetos transmissores da leishmaniose

PUBLICIDADE

As equipes do Centro de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Escritório Regional de Saúde, estão realizando pesquisa entomológica, para identificação de flebotomíneos transmissor da leishmaniose. O trabalho é realizado no bairro Jardim Veneza, com a instalação de armadilhas para capturar e identificar possíveis espécies transmissoras da doença.

Segundo a coordenação do Centro de Endemias, o bairro foi escolhido por ter ocorrido ali um caso da doença este ano, e por ter em seu entorno reserva natural, que é um habitat propicio as espécies relacionadas.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a ação começou na segunda-feira e será finalizada hoje. Não foi informado quando o resultado será divulgado.

Flebotomíneos são insetos pequenos, de cor amarelada e pertencem à ordem Diptera, mesmo grupo das moscas, mosquitos, borrachudos e maruins; apresentam um par de asas e um par de pequenas estruturas, chamados de halteres ou balancins, responsáveis pela estabilidade do voo e o zumbido característico dos dípteros.

No Brasil, esses insetos podem ser conhecidos por diferentes nomes de acordo com sua ocorrência geográfica, como tatuquira, mosquito palha, asa dura, asa branca, cangalhinha, birigui, anjinho, entre outros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE