sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop e mais 32 municípios vão receber profissionais do Programa Mais Médicos

PUBLICIDADE

Pela segunda vez neste ano, Mato Grosso vai receber profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil. Virão para o Estado 35 médicos que vão trabalhar em unidades municipais de Saúde da Família em 32 municípios. Desta vez são médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina, ao contrário da primeira vez, quando foram enviados 20 médicos cubanos, no mês de junho, os quais estão trabalhando em 13 municípios, sendo que um deles atua em um Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Xavante.

Os novos médicos vão chegar a Cuiabá na quinta-feira e vão passar pelo 15º ciclo de capacitação que é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos em Mato Grosso, que é composto pelo Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias municipais de Saúde e pela Universidade Federal (UFMT).

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, os profissionais brasileiros irão substituir as vagas dos médicos Cooperados de Cuba, que já cumpriram com a missão de permanência pelo período de 3 anos no Brasil.

“Os 35 novos médicos passarão por capacitação para conheceram os principais agravos da vigilância em saúde, com ênfase nas características dos municípios nos quais esses médicos desenvolverão suas atividades, integrados às equipes de atenção primária, bem como a política pública de saúde, o SUS, e a importância do trabalho na atenção primária em saúde do Estado”, destacou a coordenadora.

Após esse primeiro encontro, os profissionais seguirão para os seus municípios de destino, de acordo com a seguinte distribuição: dois médicos para Sinop, Juara e Vila Rica, e um médico para Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Campinápolis, Cocalinho, Colíder, Confresa, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Itiquira, Jauru, Juruena, Nova Bandeirantes, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Porto dos Gaúchos, Querência, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José do Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Terra Nova do Norte e Torixoréu.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE