sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinan registra aumento de 80% nos casos de HIV em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

O aumento expressivo de 80% de pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), em Lucas do Rio Verde, foi confirmado, ao Só Notícias, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e pela coordenadora de vigilância sanitária, Keli Paludo. Segundo ela, foram notificados, de janeiro até agora, 45 novos casos. Durante todo ano passado, houve 25  infectados.  

“É um número preocupante. O registro de pessoas com essa doença sempre preocupa qualquer gestor. Acreditamos ter mais casos no município. Esses 45 foram só deste ano, mas nós sabemos que existe outros que ainda não foram diagnosticados. Esse aumento ocorreu porque muitos não foram notificados no Sinan, no ano passado. Esse ano, estamos seguindo e cobrando com rigor as notificações corretamente no sistema”, explicou Paludo.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o munícipio cresce de 9 a 12% ao ano. Sabemos que é alarmante, mas não esta fora de controle. Temos muitas pessoas que vem de fora trabalhar. Além do HIV, a sífilis está muito comum em gestantes. Estamos trabalhando para conter esse avanço oferecendo teste rápidos em todas as unidades de saúde. Vamos ter uma campanha nos próximos meses de orientação da transmissão do HIV”.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), são 12 pessoas com hepatites virais, 52 identificados com sífilis em adultos, 15 em gestantes e 10 congênitas. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE