sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde define lançamento do ‘Agita Mato Grosso’

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde abre, no próximo dia seis de abril, às sete horas da manhã, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, o Agita Mato Grosso 2005. Organizado pelo Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e a Assessoria de Educação em Saúde, a programação do evento vai até o dia sete de abril, a partir das oito horas da manhã, na praça Alencastro, no centro da capital.

O Agita Brasil é uma ação de prevenção de Saúde recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Se você promove a realização de atividades físicas e conscientiza a população sobre a necessidade de se realizar atividades físicas, você previne doenças como a obesidade, as diabetes e as doenças cardíacas e isso interessa ao Cermac, que lida com pacientes que desenvolvem essas doenças”, explicou a diretora-geral do Centro de Referencia, Maria Conceição Villa.

Em Mato Grosso, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, revelam que 41,45% da população apresentou excesso de peso. Na Capital, esse percentual sobe para 51,8%. sendo que, nesse percentual, o índice de obesos é de 13,4% no Estado e de 7,9% em Cuiabá. Pessoas com índice de massa corpórea acima de 30 quilos por metro quadrado são consideradas obesas.

O Centro de Referência possui, entre outros, o Serviço de Obesidade, que trata pacientes obesos por meio de uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, psiquiatras, psicólogos e assistente sociais e trabalha a redução da prevalência da obesidade em Mato Grosso.

Conceição disse que a marca Agita está sendo usada em eventos em todo o mundo. “Existe o Agita Mundo, o Agita Brasil, o Agita São Paulo e, agora, estamos lançando o Agita Mato Grosso”, explicou.

O Agita Mato Grosso 2005 promete agitar com quem passar pelo parque Mãe Bonifácia e pela praça Alencastro. “A intenção é conscientizar a população mato-grossense sobre a necessidade de se realizar atividades físicas e de se adquirir hábitos saudáveis de alimentação”, disse Maria Conceição. Hábitos saudáveis que os pais devem ensinar para os filhos desde cedo, além de incentivá-los a praticar esportes. “Ao invés de comprar muitos doces, pães e bolachas, devem diminuir o açúcar e massas e consumir mais frutas, verduras e legumes, procurando o hábito de uma alimentação balanceada”, comentou.

A nutricionista do Cermac, Vânia Monteiro de Arruda, lembrou que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 75% das doenças cardíacas, diabetes e mesmo a obesidade são diminuídas com apenas 30 minutos de atividade física leve, moderada e realizada com regularidade. Porém, as estimativas são de que mais de 50% das pessoas sejam sedentárias e queimam menos de duas mil calorias por semana através de atividade física.

E Conceição ressaltou que o sedentarismo é um importante fator de risco para as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares. “Queremos trabalhar a prevenção. Não adianta só tratar a obesidade, temos a responsabilidade de informar como prevenir doenças e como as pessoas devem cuidar da sua saúde”, disse.

No primeiro dia do “Agita Mato Grosso 2005”, além de aula de alongamento e caminhada pelo Parque, as pessoas poderão pular de bang jump e saborear um lanche saudável que será distribuído aos participantes. Na praça Alencastro, serão montadas tendas para aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e diagnóstico clínico da obesidade, por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos. As atividades, que contarão ainda com danças típicas, de salão, capoeira, aeróbica, ioga e painel de escalada, serão acompanhadas por profissionais da Saúde e professores de Educação Física.

Durante o “Agita Mato Grosso 2005” será feita uma pesquisa, por amostragem, para avaliar o comportamento e o perfil da população quanto à prática de exercícios físicos e hábitos alimentares. A ação também será desenvolvida, no dia sete, pelos 16 Escritórios Regionais de Saúde (ERS) com o suporte da Ses. O evento é realizado em parceria com a Unimed/Cuiabá, Universidade de Cuiabá (Unic) e Brasil Telecom.

Conceição explicou que a marca “Agita” será usada em vários eventos ao longo do ano, no calendário de festividades. “Estaremos organizando o Agita Trabalhador, o Agita Idoso, o Agita Estudante e várias outras festividades comemorativas”, prometeu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE