sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde aponta aumento de 11% nos casos de HIV em cidade do Nortão

PUBLICIDADE

De janeiro a dezembro do ano passado foram diagnosticados 20 novos casos de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop). De acordo com a secretaria municipal de Saúde, são 11 homens e 9 mulheres. Duas das infectadas descobriram a doença durante a gravidez, nos exames de rotina. No mesmo período de 2016, foram 18 casos (dois deles também durante a gestação).

Ainda de acordo com o levantamento do ano passado, foram diagnosticados 20 novos caso de pessoas com Hepatite B (15 homens e 5 mulheres). A Hepatite C teve 3 novos casos (2 homens e 1 mulher). Em 2017, foram detectados 11 casos de sífilis congênita, 7 adquiridas em adultos, 16 em gestantes e outras 16 não foram especificadas.

Segundo informações da enfermeira responsável técnica pelo setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Maria Célia Braga, desde de setembro esses pacientes estão sendo atendidos na Regional de Saúde de Peixoto “que compreende as cidades de Guarantã, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova. Em Peixoto, a estrutura ainda é provisória, mas estamos fazendo a dispensação de medicamento. Os testes rápidos continuam sendo oferecidos no laboratório municipal e também no SAE. Assim que a equipe estiver totalmente estruturada, capacitaremos as dos postos de saúde. Com isso, esperamos um grande aumento no número de novos diagnósticos”. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE