quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria confirma vírus da febre amarela em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou a circulação do vírus da febre amarela na capital. Este é o segundo caso no Estado este ano. Em abril houve a confirmação de um macaco morto pelo vírus, da morte de um macaco por febre amarela, em São José do Povo (262 quilômetros Cuiabá), região de Rondonópolis.

Desde fevereiro, 12 macacos mortos em Cuiabá foram recolhidos e encaminhados para exames laboratoriais. Destes, um apresentou resultado positivo para o vírus, um deu resultado preliminar detectável, 3 apresentaram resultados negativos, 5 estão com resultados pendentes e em 2 o exame foi inviável.

Diante disso, a pasta convoca a população para comparecer às salas de vacinação e regularizar o cartão de vacina em relação à febre amarela. A prioridade é na Regional Sul, uma vez que o macaco que teve o resultado positivo foi encontrado nesta região.

Em fevereiro, o animal foi recolhido no bairro Nova Esperança 3, próximo ao Centro Cultural Nipo-brasileiro. Além deste bairro, a Regional Sul compreende inúmeros outros bairros, como o Pedra 90, Jardim Fortaleza, São João Del Rey, Osmar Cabral e Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a SMS, nessas áreas, desde o dia 18 de julho, técnicos da Diretoria de Atenção Primaria das unidades básicas de Saúde e do Consultório Itinerante, estão vacinando as populações prioritárias para imunização. Nas demais regionais da capital (Norte, Leste e Oeste), as vacinas continuam sendo ofertadas em dias estabelecidos por cada unidade.

Após a localização do primeiro animal morto, a Vigilância em Saúde deu início às ações de orientação da população da região próxima aonde foi achado o animal morto, de bloqueio vetorial com bomba costal motorizada, combatendo também os focos de dengue, Zika e Chikungunya, vacinação da população, monitoramento e investigação epidemiológica. Também foi instalada a Sala de Situação do CIEVS, composta por técnicos da vigilância de zoonoses, vigilância a doenças e agravos e Atenção Primária, com o objetivo de tomar as medidas necessárias à situação.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento foi confirmada a circulação do vírus em Rondonópolis e Cuiabá. A prefeitura de Cuiabá solicitou ao Estado o aporte de 40 mil doses da vacina contra febre amarela, das quais 20 mil foram disponibilizadas imediatamente e o restante solicitado em caráter de urgência ao Ministério da Saúde.

As doses estão disponíveis em todas as salas de vacina da Regional Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h40. A orientação aos profissionais das salas é que as vacinas sejam aplicadas nos usuários que não apresentarem doses Município solicitou mais 40 mil doses da vacina e recebeu 20 mil anteriores no seu cartão de vacinação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE