quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisador apresenta em Sinop aplicativo que auxilia pessoas com autismo

PUBLICIDADE

O aplicativo com pacote de serviços para o tratamento e aprendizado de pessoas autista, o ‘Cangame’, foi apresentado pelo pesquisador e mestre em engenharia de software, Eraldo Martins Guerra Filho, no auditório do campus sinopense da Universidade do Estado de Mato Grosso durante a Maratona do Conhecimento. Ele explicou, ao Só Notícias, que o Cangame, é um instrumento de aprendizado personalizado para autistas e pessoas com déficit de atenção e transtornos que dificultam o aprendizado.

A ferramenta permite criar conteúdo específico para o usuário utilizando fotos, textos de apoio, áudio e vídeo na sequência que forem mais apropriadas para estimular o desenvolvimento cognitivo e social. O mesmo pode ser utilizado pelos pais, educadores e profissionais de saúde que acompanham o desenvolvimento de pessoas autista. “É uma ferramenta muito útil, que tem como objetivo ajudar as crianças que necessitam de um apoio e aos profissionais sem gerar nenhum tipo de constrangimento. O aplicativo tem capacidade de gerar conteúdos personalizados que atende todas as fases da vida dos autistas. O objetivo é compartilhar informações. Com isso, o educador ou os pais podem construir uma rede de conhecimento. O aplicativo começou a ser desenvolvido como dissertação do tema do meu mestrado em engenharia. Após a primeira versão foi feita uma avalição de especialistas, que apontou a necessidade de ampliar o uso. É possível ter acesso gratuitamente. O conteúdo pode ser criado por um profissional ou através de vídeo-aulas já disponível no sistema do aplicativo”.

Ainda segundo o pesquisador, o software já possui algumas versões e permite a melhor adaptabilidade do autista ao uso da tecnologia. “Essa foi uma das nossas preocupações ao desenvolver o aplicativo. Com análise de especialista foi apontada a necessidades dos pais em relação ao tratamento e as necessidades de cada autista. Por isso, nos preocupamos muito em entender o universo autista pois sabemos de nosso compromisso com cada pai, mãe e criança que sorrir”.

Em Sinop, a ferramenta já está sendo usada pela pelas crianças que são atendidas pela Associação de Apoio e Reabilitação aos Autistas de Sinop (AARAS). Além disso, o Cangame está presente em 11 países. Segundo Eraldo, o objetivo é implantar o aplicativo no mercado o americano. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE