quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Diretoria desafoga corredores do Pronto Socorro de Cuiabá

PUBLICIDADE

A equipe do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, desafogaram os corredores da unidade. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Dúbia Campos, dos 170 pacientes que estavam nos corredores do Pronto Socorro, cerca de 90% deixaram o hospital após a triagem.

“Desde a publicação de um decreto no mês passado, o Comitê de Crise estudou a melhor maneira de realizar a contrarreferência dos pacientes que se encontravam nos corredores, à espera de cirurgias eletivas, observando cuidadosamente caso a caso, contratamos sete médicos triagistas e duas assistentes sociais, que fizeram a classificação de risco de todos os pacientes, juntamente com as enfermeiras da equipe. Com o trabalho de classificação de risco concluído, e a ajuda de dois profissionais da Central de Regulação, passamos a fazer as contrarreferências”, explicou Dúbia. 

Segundo a diretora técnica de gestão do Pronto Socorro, Zamara Ribeiro, nos últimos seis dias 25 pacientes clínicos (15% do total que se encontravam hospitalizados no corredor) foram desospitalizados e voltaram para suas residências, onde continuarão tomando a medicação prescrita e darão continuidade aos seus tratamentos na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Os pacientes ortopédicos com indicação de cirurgia receberam alta já com os exames pré-operatórios realizados e as cirurgias agendadas, somando um total de 51 pacientes (mais 30% do total).

Outros 51 pacientes (30% do total) tiveram alta do Pronto Socorro e não têm mais necessidade de voltar para o hospital. Muitas destas pessoas voltaram para seus municípios de origem. E 25 pacientes (15% do total) foram transferidos para outros hospitais, como o São Benedito e os filantrópicos, que dão apoio ao Pronto Socorro. Entre os pacientes que ainda permanecem hospitalizados, Zamara ressaltou que são pacientes da cirurgia geral e vascular que ainda aguardam a realização de exames, como CPRE, colonoscopia e ressonância. “Não estamos preocupados somente em resolver a superlotação dos nossos corredores, estamos preocupados em resolver o problema de saúde do usuário que ali se encontra”, complementou.

A secretária municipal de Saúde, Elizeth Araújo comemora o resultado positivo. “Estamos extremamente felizes, pois há muitos anos temos visto centenas de pessoas nos corredores e essa situação parecia que nunca iria mudar. Felizmente o grande empenho da nossa equipe possibilitou a retirada de quase todas as pessoas que não estavam acomodadas de maneira adequada, esperando por cirurgias. É importante ressaltar que todas elas passaram pela classificação de risco e as que não são casos de urgência e emergência retornaram para suas unidades ou municípios de origem, mas já com o agendamento da cirurgia no Pronto Socorro”, frisou.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou por meio da assessoria, que o objetivo é levar à toda a população um serviço de saúde humanizado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE