quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Deputado cobra do INCA ações para aumentar doadores de medula em Sinop e região

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), encaminhou oficio ao diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Paulo Eduardo Xavier de Mendonça, pedindo uma campanha de sensibilização para conseguir novos doadores de medula óssea. A ação deve ser focada em Sinop e região Norte . “Sabendo da grande dificuldade em encontrar um doador compatível com receptor é que peço imprescindível atenção”, justiçou o parlamentar.

A ideia da campanha é levar informação sobre o transplante de medula óssea e com isso incentivar as pessoas a se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME.  O cadastro foi criado há 23 anos e reúne informações pessoais, resultados de exames e características genéticas dos voluntários dispostos a doar medula para o transplante em pacientes com doenças como leucemia, por exemplo. O banco de dados do REDOME é acessado sempre que um paciente que necessite de transplante não tenha um doador aparentado, ou seja, alguém da família com características compatíveis.

O Brasil possui atualmente 4 milhões de doadores cadastrados. Embora o número pareça grande se comparado ao número de pacientes na fila de espera, os transplantes são demorados por causa da dificuldade em conseguir um doador compatível. A chance de encontrar um irmão idêntico é de 25% e aproximadamente 60% dos pacientes não encontram doador na família, tendo de recorrer aos cadastros.

Para ser doador basta procurar um hemocentro, preencher os documentos e realizar a retirada de 5 a 10 ml de sangue da veia para ser testado e tipificado. Os resultados são confidenciais e serão catalogados no registro de doadores. Em caso de transplante, as despesas são custeadas pelo SUS.

Leitão fez o encaminhamento ao instituto atendendo pedido do vereador sinopense Fernando Assunção (PSDB), informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE