quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cresce 73% oferta de leitos de UTI em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado de Mato Grosso aumentou em 73% o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 2015 a 2017. O Estado disponibilizava 329 leitos em 2014, e hoje são 529, entre adultos, pediátrico e neonatal, além de unidades intermediárias adulto e neonatal e também a neonatal Canguru.

Os novos leitos contemplaram Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Cáceres.

Já nos primeiros meses da gestão, o governo inaugurou 10 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Rondonópolis "Irmã Elza Giovanella". A obra, que incluiu espaço físico e equipamentos, foi entregue em junho de 2015.

A unidade, administrada atualmente pela Organização Social de Saúde Instituto Gerir, é referência em traumas para 19 municípios da região Sul do estado e que juntos somam uma população de 500 mil cidadãos. O hospital também é referência em outras 22 especialidades.

Ainda em 2015, a região Norte recebeu 13 leitos de UTI Neonatal e 4 de UTI Pediátrica no município de Sinop, sendo que os leitos pediátricos e seis neonatal foram entregues no Hospital Regional de Sinop, e os demais para o Hospital Santo Antônio. As UTIs passaram a funcionar no mês de julho.

Em agosto de 2016, o governo do Estado inaugurou 30 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Santa Casa também de Rondonópolis. O investimento de R$ 3,7 milhões inclui a reforma de uma área de 2,1 mil metros quadrados, com melhoria na recepção, banheiros e vestiário para funcionários. O investimento foi possível graças a uma parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), Santa Casa e o Governo do Estado.

Mais 20 leitos foram entregues em janeiro de 2017 em Lucas do Rio Verde, sendo 10 adultos e 10 neonatal. Desse total, 16 passaram a funcionar imediatamente. Foram dois anos de obras e investimentos de aproximadamente R$ 16 milhões no Hospital São Lucas onde não havia um único leito de UTI. Também no Norte de Mato Grosso, o Hospital Regional de Sorriso recebeu 4 novos leitos de UTI adulto, totalizando 10 com os que já possuía anteriormente.

De 11 leitos em 2014, o município de Tangará da Serra, na região Médio Norte, passou a contar com 32 novos leitos de UTI totalizando 43 entre adultos, pediátrico e neonatal. Já o município de Cáceres foi contemplado com 10 novos leitos de UTI pediátrica instaladas no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, subindo de 30 para 40 o número de vagas.

O município de Cuiabá conta atualmente com 233 leitos de UTI. Destes, 79 foram criados entre 2015 e 2017, boa parte no Hospital São Benedito.

As informações são da assessoria da Gerência de Comunicação do governo do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE