sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Coordenadora aponta redução de casos de HIV e aumento no número de pessoas com sífilis em Nova Mutum

PUBLICIDADE

O levantamento foi confirmado pela coordenadora de Vigilância em Saúde de Nova Mutum, Luciane Mayer, em entrevista, ao Só Notícias. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram registrados 35 casos de sífilis em adultos nos últimos dez meses. Durante todo o período do passado, foram 29 casos.

“Todas essas doenças são sexualmente transmissíveis e, por isso, temos realizado palestras nas escolas de como se prevenir, com uso do preservativo. Também disponibilizamos testes rápidos com aconselhamento da transmissão dos vírus. A sífilis está muito preocupante. É ainda mais alarmante quando as mães não fazem testes e passam para os seus bebês. Até agora, quatro gestantes passaram a infecção para as crianças, que foram tratadas e eliminaram a doença”, disse Mayer.

Por outro lado, o Sinan apontou redução de 50% nos casos de infectados com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Este ano, 13 casos foram constatdos. No mesmo período do ano passado, foram 26. “No município, os pacientes de HIV fazem o tratamento em Cuiabá. Mesmo com essa redução ainda achamos preocupante esse número. Até porque todos os anos aparecem novos casos. Antigamente, nós apontávamos público de até 40 anos. Atualmente, as pessoas mais afetadas estão entre os jovens de 20 até os 38 anos”, concluiu a coordenadora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE