quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta: lideranças debatem ações para melhorar atendimento no hospital regional

PUBLICIDADE

O Hospital Regional de Alta Floresta Albert Sabin promove, na sexta-feira, um fórum para apresentar a série histórica de produção da unidade hospitalar, o perfil epidemiológico do Alto Tapajós e debater com servidores, prefeitos e secretários ações de promoção da saúde na região. O evento marca o Dia Mundial da Saúde, lembrado todo dia 7 de abril. O diretor geral, José Marcos Santos da Silva, explica que a produção dá sustentação para entender o perfil epidemiológico da região. “Com os dados consolidados em mãos, vamos discutir sugestões para que possam nos ajudar a construir um atendimento de qualidade à população e estamos aproveitando a chegada do Dia Mundial da Saúde para promover este debate democrático”.  

Segundo José Marcos, todas as sextas-feiras, durante a reunião de condução, os dados serão analisados e o fórum vai permitir com que eles sejam socializados com os servidores e também com a sociedade organizada. “Ao idealizarmos o fórum levamos em consideração os valores do SUS e a participação da comunidade e controle social como fundamentais para a definição das necessidades, prioridades, acompanhamento e avaliação do que está sendo feito pelo SUS por meio dos Conselhos e Conferências de Saúde”, esclarece o diretor.

Além de considerar as interfaces da saúde pública na Região Alto Tapajós, o fórum reforça a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática, com setores estruturados para apuração das causas de doenças e mortes. “Importante ressaltar, neste contexto, que os hospitais regionais têm como missão prover a região de sua abrangência, de assistência pública de saúde especializada, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, acrescenta José Marcos.

O evento contará com a presença do secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Cassiano Falleiros. “Este fórum abre uma discussão inédita com a sociedade organizada partindo de um hospital público e atesta o movimento que vem sendo feito pela reconstrução do SUS em Mato Grosso”, pontua Falleiros, por meio da assessoria, adiantando que outras unidades devem aderir a esta ação.

Durante o fórum será apresentado à sociedade o Relatório de Gestão do Hospital Regional de Ala Floresta com análise técnica da série histórica de 2015 a 2017, será possível promover a integração entre os gestores estaduais e municipais de saúde sobre a rede de serviços na região Alto Tapajós, identificar e analisar o perfil epidemiológico da região, identificar a prevalência das doenças e adversos relevantes que aparecem durante o tratamento.

A expectativa é de que seja possível elaborar um documento com sugestões para o futuro da saúde pública da região e também uma reflexão sobre a qualidade, humanização e excelência da promoção, prevenção, atenção e recuperação das pessoas,

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE