sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeita de Sinop mobiliza lideranças para cobrar Estado e hospital normalizar atendimentos

PUBLICIDADE

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, declarou, ao Só Notícias, que está mobilizando prefeitos e vereadores da região para ir até Cuiabá cobrar do governo do Estado os pagamentos atrasados do hospital regional que suspendeu parte dos atendimentos emergenciais e urgentes alegando falta de repasses financeiros do Estado. “Nós estamos, desde o dia 7 de setembro, atendendo a demanda do hospital que havia reduzido em 50% os atendimentos. A situação pode se agravar ainda mais, já que o diretor anunciou que a partir de amanhã não vai atender nem mesmo os pacientes de classificação vermelha, que são extremamente graves. Vamos unir forças para cobrar providências do Estado”, declarou.

Ainda de acordo com a prefeita, a medida encontrada para pressionar uma solução mais rápida para o problema será organizar os líderes municipais que estão sendo diretamente afetados. “O Hospital Regional de Sinop atende os municípios de Cláudia, União do Sul e Santa Carmem, porém, com a falta e atendimento estamos encaminhado pacientes para Sorriso e Colíder (onde há hospitais regionais). Então, vamos nos unir com prefeitos e vereadores desses municípios e ir até Cuiabá cobrar uma solução”, acrescentou.

“Na última sexta-feira recebemos a informação de que os pagamentos atrasados seriam feitos para que os atendimentos fossem retomados, porém no sábado, o diretor do regional me disse que a promessa não foi concretizada. Sabemos das dificuldades, mas precisamos que este repasses sejam feitos. O município continua ajudando, atendendo as emergências que estão indo para a UPA, mas não temos estrutura para atender essa demanda. Está fugindo do nosso controle”, finalizou Rosana.

Conforme Só Notícias já informou, o Hospital Regional de Sinop com a suspensão de parte dos atendimentos no regional alguns casos emergenciais de pacientes foram para a UPA com a medicação específica. De acordo com a prefeitura, a administração do hospital informou que tem operado apenas 35% de sua capacidade, sendo que dos 148 leitos apenas 53 estão ocupados por pacientes. O pronto atendimento e a Unidade de Terapia Intensiva pediátrica estão fechados e, desde ontem, não estaria mais recebendo pacientes encaminhados pelo Corpo de Bombeiros. Na UTI adulto, dos dez leitos, dois estão vagos, também pela impossibilidade de receber pacientes devido à falta de medicamento.

Semana passada, houve passeata de funcionários que estão com salários atrasados. Eles andaram em 3 avenidas no centro levando cartazes cobrando solução para o problema, fazendo criticas e pedindo desculpas pela situação atual: "A saúde é um direito não esmola”, “pedimos desculpas aos pacientes", "população, não somos mercenários mas precisamos do nosso salário”, “do jeito que está não da mais”.

Em nota encaminhada, na quarta-feira passada, a secretaria estadual de Saúde informou que, "os pagamentos referentes a 2017 estão pagos até o mês de julho, restando pendente apenas o mês de agosto" para a "Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, que administra o Hospital Regional de Sinop".  "Os valores repassados são para o pagamento de despesas do hospital, incluindo salários. A respeito dos valores apontados, que seriam de diferenças nos repasses de fevereiro de 2016 a julho de 2017, a secretaria informa que está em andamento uma auditoria feita por um grupo de trabalho nomeado em portaria para analisar as prestações de contas contábil e financeira apresentadas pela fundação. Após a conclusão dos trabalhos, no prazo determinado, a secretaria se posicionará sobre a demanda"

"Quanto ao atendimento no hospital, no último dia 11 de setembro, a secretaria Estadual de Saúde, por meio de um ofício, notificou a direção do Hospital Regional de Sinop que devem ser mantidos os serviços de urgência e emergência, conforme resolução do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM). Os casos mais graves devem ser atendidos no Hospital Regional de Sinop e, nos casos eletivos", "os pacientes devem passar pela Regulação do município de Sinop para serem encaminhados aos hospitais regionais de Sorriso ou Colíder. Sobre o atendimento ambulatorial, assim que as atividades estiverem regularizadas no hospital o atendimento voltará ao normal. A secretaria informa ainda que o Escritório Regional de Saúde de Sinop está acompanhando e fazendo relatórios diários sobre a situação do regional", conclui a secretaria estadual.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE