sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputados detectam problemas em hospital em Cuiabá

PUBLICIDADE

Parlamentares que integram a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social estiveram no Hospital Adauto Botelho, em Cuiabá. A visita foi solicitada pelo deputado Guilherme Maluf (foto) com o objetivo de conhecer a unidade e fazer um levantamento das necessidades enfrentadas pelo hospital. “A partir dessa visita técnica, a Comissão de Saúde vai trabalhar para arrumar os recursos para que aconteçam as reformas que precisam ser feitas, seja por meio de emendas ou atuando junto ao Estado para realização de parcerias”, afirmou o parlamentar.

“São 60 anos que o hospital presta serviços para aqueles que buscam ajuda, e a comissão veio para ver de perto a situação precária em que se encontra a estrutura do prédio que abriga uma das instituições mais antigas e referência em Mato Grosso no atendimento da saúde mental”, explica o deputado Allan Kardec (PT).

Para o diretor do hospital, João Santana Botelho, “essa visita é de fundamental importância para construir principalmente novas possibilidades físicas e estruturais, porque os profissionais que atuam nas unidades são muito competentes e comprometidos. O que precisamos é de acomodações mais dignas para os pacientes e estruturas que garantam um atendimento mais humano para aqueles que sofrem”.

O presidente da comissão, deputado Leonardo Abuquerque, também esteve presente e explicou que “a intenção é fazer um trabalho conjunto com o Estado para elaborar um programa de melhorias para a estrutura de atendimento e também para dar mais dignidade aos pacientes internados”. O parlamentar destacou ainda que a comissão pretende elaborar um projeto de políticas públicas voltadas para a saúde mental e psiquiátrica, levando em conta a rede de atendimento existente e o melhoramento de sua eficiência.

O secretário de Patrimônio do Estado, Robson Lima, acompanhou a vista e destacou que o estado já deu início às reformas programadas para o hospital, com previsão de entrega dentro noventa dias. “Nessa primeira etapa, as obras estão sendo feitas nos setores administrativos do hospital, para que sejam feitas as mudanças e desocupações das outras alas que serão reformadas”, explicou. Para essa obra, o recurso já destinado é de um milhão de reais.

O Hospital Adauto Botelho foi inaugurado em 1957, a partir de um acordo firmado entre o governo estadual e o Serviço Nacional de Doenças Mentais. Reinaugurado em 1993, com a denominação de Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps), ainda vinculado à Secretaria Estadual de Saúde pela Lei nº 6.191 de 10/03/93, com a nova proposta de se tornar um serviço de referência estadual em saúde mental em Mato Grosso.

Hoje, a unidade principal tem 70 internos, sendo 50 homens e 20 mulheres; em outra unidade, dentro Presídio Pascoal Ramos, são 22 internos; na unidade Lar Doces Lar são 17 internos, e na unidade próxima ao Detran são mais 50 homens internados para desintoxicação, além dos dois Centros Integrados de Assistência Psicossocial (Ciaps).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE