sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Barranco consegue decisão favorável no TSE e assumirá vaga na Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE

A decisão monocrática é do relator do processo e ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux. “Dou provimento ao recurso para determinar o deferimento do registro de candidatura do recorrente [Valdir Barranco] ao cargo de deputado estadual pelo Estado de Mato Grosso”, aponta trecho da decisão.

Com esta decisão, publicada hoje no site do TSE, o petista assumirá a cadeira na Assembleia Legislativa no lugar do atual deputado Pery Taborelli (PV). Não há data de quando este procedimento deve ocorrer. Ainda dependerá da notificação do tribunal à mesa diretora da Assembleia e posteriormente o ato da direção do Parlamento estadual convocar o petista.

O ministro acatou recurso protocolado pela defesa de Barranco com base em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF). “Na sessão jurisdicional de 10/8/2016, examinou os Recursos Extraordinários nº 848.826 e nº 729.744, com reconhecida repercussão geral, nos quais se discutiu qual o órgão competente – se a Câmara de Vereadores ou o Tribunal de Contas – para julgar as contas de prefeitos e se a desaprovação das contas pelo Tribunal de Contas gera inelegibilidade do prefeito (nos termos da Lei da Ficha Limpa), em caso de omissão do Poder Legislativo municipal. Por maioria de votos, o Plenário decidiu, no RE nº 848.826, que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores”, apontou em trecho da decisão.

Ou seja, o TSE entendeu que o poder para julgar (aprovar ou reprovar) as contas dos prefeitos cabe apenas a câmara de vereadores. No caso de Barranco, ele teve as contas reprovadas de 2008 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando foi prefeito em Nova Bandeirantes.

(Atualizada às 11h05)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE