quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema apreende 233 quilos de pescado irregular na região do Pantanal em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), apreenderam 233 quilos de pescado irregular, hoje de manhã, na rodovia Transpantaneira (MT-060), no município de Poconé. Um homem foi detido.

O coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, explicou que o pescador era profissional, mas não estava cumprindo a legislação sobre captura e transporte que têm o limite de 125 kg de pescado por semana. Além disso, o mesmo estava com o documento de pesca individual (DPI) e guia de trânsito em branco, quando é obrigatório constar as informações do pescado preenchidas logo que termina a pesca.

As espécies apreendidas são de peixes nobres como pintado, cachara, pacu, além de bagre e piranha. O pescado será doado para quatro instituições de Cuiabá.

De acordo com a assessoria da Sema, embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela lei estadual, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

A lei também exige que pescadores amadores e profissionais tenham a carteira de identificação. Na pesca amadora, pode ser capturado e transportado até 5 kg e um exemplar, independente de peso. Já os pescadores profissionais têm o limite de 125 kg de pescado por semana.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Rotam recupera carro furtado e abandonado por criminosos em Sorriso

A equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da Polícia...

Polícia Federal faz operação ‘Carga Oculta’ em Cuiabá, Sinop e mais 2 Estados

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Carga Oculta...
PUBLICIDADE