quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Polícia Civil prende 160 suspeitos de roubos e furtos de veículos em Cuiabá e Várzea Grande

PUBLICIDADE

Mesmo com dados positivos na redução dos índices de roubos de veículos na região metropolitana, o trabalho das forças policiais não para. As investigações das ocorrências, em Cuiabá e Várzea Grande, estão a cargo da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), que tem mostrado eficácia na repressão aos delitos.

No primeiro semestre de 2017, a unidade da Polícia Judiciária Civil efetuou a prisão de 160 criminosos integrantes de grupos que atuam em roubos e furtos de veículos para clonagem – quando é utilizando placas de outro veículo semelhante ao subtraído;  troca de veículos na Bolívia e Paraguai por drogas, armas e munições, e na desarticulação de pontos de desmanche voltado ao comércio de peças.

De janeiro a julho, a Delegacia encaminhou à Justiça 477 inquéritos policiais relatados, com indiciamento de mais 770 pessoas em crimes de roubo, furto, receptação de veículos, adulteração de sinais identificadores de veículos, falsificação e uso de documento falso e latrocínio. Entre os casos estão dois latrocínios esclarecidos com os autores das mortes identificados e presos.  Um deles é o roubo seguido de morte do dentista, João Bosco de Freitas, 62 anos, ocorrido no dia 26 de julho.

O delegado titular da DERRFVA, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destaca, que o fato da Delegacia estar em funcionamento 24 horas, para o atendimento das ocorrências de recebimento de veículos recuperados, contribui para celeridade dos procedimentos que são apurados pela equipe de 3 delegados de polícia, 8 escrivães e 38 investigadores.

“Melhoramos neste primeiro semestre o atendimento a vítima. Temos uma equipe para o atendimento imediato das ocorrências e outra para servir às vítimas, bem como ao público em geral, com agendamentos de entregas de veículos e esclarecimentos de   dúvidas frequentes, reduzindo assim o tempo de espera na unidade”.

O desmanche de veículos roubados e furtados, cujas peças vão parar no mercado clandestino, foi o motivo da fiscalização de 86 estabelecimentos comerciais, sendo estes oficinas, lojas de autopeças e ferro-velho. Treze estabelecimentos foram flagrados com peças adulteradas de veículos roubados/furtados e o locais fechados, dos quais 4 deles tiveram as atividades suspensas por determinação judicial. “Neste caso, a Delegacia realizou operações para combater a receptação de peças, crime este que alimente essa modalidade criminosa”, disse o delegado Vitor Hugo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Adolescente é detida suspeita de furtar bagagem em rodoviária no Nortão

A Polícia Militar de Alta Floresta deteve a adolescente,...

Estelionatário se passa por filho e aplica golpes de quase R$ 6 mil em Sinop

O denunciante relatou aos investigadores de Polícia Civil, ontem...

Homem leva ‘paulada na cabeça’ após urinar na cama em Lucas do Rio Verde

Um caso de lesão corporal foi registrado pela Polícia...
PUBLICIDADE