quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Fiscais em Mato Grosso investigados sobre roubo de cargas

PUBLICIDADE

Mais uma linha de investigação para as autoridades de Mato Grosso. Fiscais que atuam nos postos fazendários podem estar envolvidos no esquema de roubo de cargas – um dos milionários crimes que são praticados em todo o Brasil. O programa “Fantástico”, da TV Globo, revelou que muitos estariam abastecendo as quadrilhas que atuam nesse ramo com informações. Um boliviano apareceu, domingo, numa reportagem sobre a “Operação Quimera”, contando como funciona o esquema.

“Esse fiscal, quando chega a carga ao posto fiscal, ele passa para nós a informação do que tem o caminhão. E de que está carregado o caminhão. Aí entramos em forma, saímos com outro caminhão, acompanhando essa carga e pilhamos a carga que nos interessa. Porque não pilhamos qualquer carga. Só a carga que nos interessa. E pagamos uma propina de 10% para o fiscal” – contou, segundo a matéria.

A operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) resultou na prisão de oito fiscais da Secretaria de Fazenda, cinco intermediários e dez empresários. A notícia confirmou o “rombo” de R$ 400 milhões apenas em seis meses deste ano. Os fiscais envolvidos no esquema já estão livres por ordem judicial. Eles só voltam à cadeia se forem condenados.

Outro detalhes que chamou atenção foi a declaração de um empresário. Ele disse que o esquema era muito comum em Mato Grosso e decidiu participar para manter os preços compatíveis, ou seja, a concorrência.

“Todo mundo se sente impelido a praticar senão fica fora do mercado. Então você tem duas opções: ou você entra no esquema ou você fecha as suas portas” – disse. Apesar disso, a legislação tem sido pródiga com os empresários: basta admitir a culpa, assinar um acordo, com as benções do Ministério Público Estadual e Federação do Comércio de Mato Grosso, que o criminoso se livra da prisão e do processo administrativo e penal. Em suma, o próprio Estado “fabrica” os corruptores pela opção política de receber o que foi sonegad

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Adolescente é detida suspeita de furtar bagagem em rodoviária no Nortão

A Polícia Militar de Alta Floresta deteve a adolescente,...

Estelionatário se passa por filho e aplica golpes de quase R$ 6 mil em Sinop

O denunciante relatou aos investigadores de Polícia Civil, ontem...

Homem leva ‘paulada na cabeça’ após urinar na cama em Lucas do Rio Verde

Um caso de lesão corporal foi registrado pela Polícia...
PUBLICIDADE