terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal não anula júri, mas diminui pena de vendedor que matou homem que tentava separar briga em Sinop

PUBLICIDADE

Os desembargadores da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negaram o pedido feito pela defesa para anular o júri que condenou Anderson de Oliveira da Silva, 32 anos, a 15 anos de reclusão pelo assassinato de Renato da Silva Sousa, em um bar,  na região central, em 26 de janeiro de 2008. A sentença, fixada pela juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim, estipulou o regime fechado como inicial para cumprimento da pena, no entanto, deu ao réu, na ocasião, o direito de apelar em liberdade.

Para a defesa de Anderson, o júri deveria ser anulado, uma vez que a decisão dos jurados foi “manifestamente contrária às provas dos autos, eis que a conduta do apelante não teria sido pautada pelas qualificadoras do motivo fútil e do recurso que dificultou a defesa da vítima”. O advogado argumentou ainda “que os depoimentos acusatórios são vagos e ausentes de provas robustas que possam alicerçar uma decisão condenatória”. Também destacou “ausência de provas suficientes para sustentar a condenação do delito de porte de arma de fogo” e pediu “a diminuição da pena-base no mínimo legal”.

Os desembargadores não acataram todos os pedidos da defesa, no entanto, recalcularam a pena de Anderson e decidiram que ele deve cumprir 14 anos de prisão. Participaram do julgamento os desembargadores Juvenal Pereira da Silva (relator), Luiz Ferreira da Silva (revisor) e Gilberto Giraldelli (vogal).

Anderson confessou o crime, porém, justificou que um homem, com o qual tinha um desentendimento, “começou a lhe coagir e colocou a mão na cintura”, o que o fez pensar “que ela iria sacar uma arma”. O suspeito então atirou, e, em seguida, fugiu, sem ver se o tiro havia atingido alguém. Na delegacia, ainda relatou que adquiriu a arma de fogo cerca de 20 dias antes, por um valor de R$ 300.

Para a magistrada, contudo, não ficou claro que o réu agiu em legítima defesa. Isso porque duas testemunhas afirmaram ter visto o réu mostrando a arma para um homem, com o qual tinha a rixa. Um outro rapaz detalhou que a vítima estava tentando “apartar a discussão” entre os dois, “pedindo que parassem com aquilo”, quando acabou sendo atingida pelos disparos.

O comerciante foi condenado por homicídio, cometido por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, além de porte ilegal de arma de fogo. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...
PUBLICIDADE