quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal de Justiça não obriga prefeitura em Mato Grosso de custear tratamento complexo

PUBLICIDADE

A primeira câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou recurso da prefeitura de Rondonópolis em uma ação de obrigação de custeio de tratamento de equoterapia a uma criança autista. A turma julgadora entendeu que a repartição de competência prevista na Constituição Federal exime o município de fornecer o tratamento, sob a ótica de que deve-se evitar impor ao município a obrigação de prestar um serviço de alta complexidade porque isso pode lhe causar seríssimos prejuízos financeiros que comprometem sua organização político institucional, atingindo diretamente aquela parte da população que mais necessita.
 
A relatora do processo no tribunal, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou que a solidariedade prevista na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser entendida em sua ordem de hierarquia, ante as diversas esferas de atuação, que se consubstancia em alta, média e baixa complexidade. “A solidariedade somente será aplicada naqueles casos onde, dada à complexidade da matéria, não seja possível averiguar qual o ente federado responsável pela assistência à saúde. Assim, considerando a repartição de competências, concluo no sentido de demonstrar que o município apelante não deveria ter sido responsabilizado pelo tratamento requerido em favor da criança”, diz trecho do acórdão.
 
A magistrada ressaltou ainda a necessidade de se debater o assunto no Poder Judiciário, uma vez que a visão simplista da solidariedade dos entes federados nas ações e serviços de saúde merece maior atenção e um efetivo enfrentamento da questão, longe das amarras sentimentais que permeiam esse tipo de demanda.
 
“Dada a sua especial relevância não só para o presente caso, como também para os futuros a serem aqui julgados, esse tema deve ser objeto de debate, com o fim de servir como norte orientativo para os demais magistrados vinculados a este Tribunal de Justiça, ante a necessidade de os tribunais manterem a jurisprudência estável, íntegra e coerente, nos termos do artigo 926 do Código de Processo Civil”, expˆps. Por fim, a decisão da Corte apontou que é necessário privilegiar o tratamento fisioterápico convencional fornecido pelo SUS aos portadores de deficiência em detrimento de opção diversa escolhida pelo paciente.
 
A informação é da assessoria do tribunal.
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE