quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Registros de roubos diminuem 42% em Várzea Grande

PUBLICIDADE

De janeiro a abril deste ano, o município registrou 844 roubos. No mesmo período do ano passado foram 1.456 casos. Os dados são da Coordenaria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Outras reduções foram constatadas nos crimes de roubo à pessoa (-30%), roubo a veículos (-31%), roubo a comércio (-14%) e roubo à residência (-9%).

Já em Cuiabá, no primeiro quadrimestre foram 1.713 roubos no geral, contra 2.662 ocorrências do ano passado, o que representa 36% de redução. Na capital, o número de roubo à pessoa reduziu 39%, passando de 1.855 casos, em 2017, para 1.138 neste ano. As reduções também foram verificadas em roubo à residência, com queda de 24%. A maioria das ocorrências de roubo acontecem a partir das 18h, totalizando 47%.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, se reuniu com os representantes das forças de segurança de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar os dados e traçar novas ações para aperfeiçoar ainda mais o enfrentamento. Ele citou a importância de conhecer, por meio da análise criminal, os pontos onde ocorrem mais práticas criminosas e desenvolver ações de segurança pública, a exemplo, de realizar operações integradas.

O setor de inteligência da Sesp diagnosticou ainda o horário em que mais acontecem as ações criminosas, o que possibilita atividades direcionados e preventivas. Segundo levantamento, os maiores índices são registrados a partir das 18h, o que representa 39% do total de roubos.

“Os números alcançados pelo sistema de segurança pública estão bons, mas precisamos avançar ainda mais. Na região metropolitana foram deflagradas várias operações integradas como Regressus, Panóptico 2, Ordem Pública, da Polícia Militar, Vindicta, da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Bairro Seguro visando a repressão à criminalidade. Todos os casos de repercussão do Estado foram resolvidos e verificamos que nossa política de segurança pública é focada na resolução do problema”, destacou o secretário, por meio da assessoria.

“No nosso município percebemos que no horário em que as pessoas estão voltando do trabalho elas estão mais vulneráveis, pois em muitos casos, estão distraídas com o celular, o que torna um alvo mais fácil”, ressaltou o comandante regional de Várzea Grande, coronel PM Alessandro Ferreira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE