quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Provas para primeira CNH serão automatizadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A partir de 25 de agosto, em Mato Grosso, as provas de direção para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão totalmente automatizadas e o resultado sai na hora. No Estado, 120 carros equipados com câmeras serão utilizados para os testes e as filmagens podem ser usadas em casos de contestação de resultado ou quando houver suspeitas de corrupção dos examinadores. A empresa contratada não cobrou pelo projeto, porém, cada aluno terá que pagar R$ 104 para realizar a prova, o que significa, apenas em Cuiabá, R$ 52 mil por semana.

Os testes começam em Cuiabá e Várzea Grande, depois em Rondonópolis em 1º de setembro e no Norte do Estado os primeiros veículos equipados com câmeras e sensores começam a ser utilizados em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e Sinop. As últimas cidades dessa primeira fase são Barra do Garças e Primavera do Leste, no dia 22 de setembro.

Além das câmeras, o sistema utiliza sensores que detectam quando o veículo encosta na baliza ou se a seta não for acionada no momento certo. Examinador e alunos precisam se identificar através da digital para dar início ao teste e os resultados são enviados para o sistema central através de um tablet, ao mesmo tempo que a prova é realizada.

Outros nove estados passam pelo mesmo processo, que cumpre determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Outro ponto que irá mudar a avaliação é que a mesma prova será avaliada por três examinadores diferentes, para reduzir os problemas em relação a resultados incorretos.

Para o diretor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Hélio Silva, um dos objetivos é reduzir o tempo de espera entre a aplicação da prova e o recebimento da CNH. “No interior temos municípios em que a espera chega a 30 dias e será reduzido a pouco mais de uma semana. Também iremos trabalhar para que em Mato Grosso possamos implementar benefícios que já são utilizados em outros estados, como a impressão da carteira de habilitação em até uma hora após o final do teste e também a possibilidade de entrega da CNH em casa”.

O sistema também irá auxiliar nas provas para a categoria A e no pátio de exames com motos serão instaladas câmeras de monitoramento, além de sensores nos veículos para registrar os movimentos da moto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE