terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Procon vai realizar blitz em lojas que estão anunciando descontos na black Friday em Sinop

PUBLICIDADE

O Procon vai realizar nesta sexta-feira, uma blitz de conscientização e orientação no comércio de Sinop. Técnicos do órgão de proteção ao consumidor, acompanhados de membros da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) farão visitas aleatórias em estabelecimentos comerciais, desde a região do São Cristóvão até o Boa Esperança, na avenida André Maggi, por causa da promoção Black Friday, evento em que o comércio costuma dar descontos bastante significativos para o consumidor.

De acordo com a diretora do Procon, Juliana Torres Baptista, a intenção é orientar. “Nós vamos fazer um papel de orientação e acompanhamento para ver se as propagandas não são abusivas e os descontos são reais”.

A diretora explica que esse é o primeiro ano que o Procon realiza esse tipo de ação, mas os trabalhos devem ser ampliados nas próximas edições. “Para o próximo ano, nós estaremos fazendo uma ação um pouco maior e mais antecipada, onde verificaremos a precificação dos produtos através das propagandas que são feitas em cima da data. A Black Friday é apenas um dia, mas o comércio tem anunciado uma semana de promoção. Então, vamos nos apegar às mídias feitas durante todo o mês de novembro para verificar se os descontos ofertados serão reais”.

Baptista disse ainda que durante a ação vão orientar os comerciantes em relação ao preenchimento correto da nota fiscal. “Vamos lembrar o vendedor que a nota deve constar, exatamente, qual a avaria do produto que ele vendeu, caso contrário dará a garantia de troca ao consumidor”, pontua ao explicar que o produto com defeito deve ter garantia de troca, independente de seu valor promocional.

Além do esclarecimento das leis que garantem ou barram a troca de produtos, o Procon ainda deve alertar os consumidores para que efetuem compras conscientes gastando, apenas, valores que cabem em seu orçamento, pois janeiro é mês de impostos, materiais escolares e outras despesas extras que podem comprometer o pagamento de dívidas contraídas em novembro ou dezembro, o levando à inadimplência e, consequentemente, ao registro do cadastro nacional de devedores.

Outro alerta feito pela diretora do Procon é para que o consumidor fique atento para as compras efetuadas via internet. “O consumidor deve verificar a procedência do site, se existe uma loja física, se tem um serviço de atendimento ao consumidor e se existe registros de reclamações daquele endereço eletrônico para que não caia em golpes”, alerta Baptista, por meio da assessoria.

A Black Friday é um evento típico do comércio americano e que chegou ao Brasil há poucos anos. Sua incidência é que ocorra no dia seguinte à quinta-feira de ação de graças (thanksgiving), data, tipicamente, religiosa e de grande peso para o país onde agradecem pelos bons acontecimentos do ano que se passa. Na prática, o dia de desconto (black friday) é realizado na última sexta-feira do mês de novembro. Black Friday é uma expressão em inglês que significa sexta-feira negra.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta pega fogo e carga de algodão é destruída em rodovia de Mato Grosso

O incêndio envolvendo um veículo de carga de modelo...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Morador de Alta Floresta encontra cobra-cipó em cozinha

A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de...
PUBLICIDADE