sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Procon de Mato Grosso se integra a sistema nacional

PUBLICIDADE

Servidores do Procon de Mato Grosso recebem nesta semana um treinamento para utilização do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. O Sindec é um software que têm como objetivo unir em rede as bases de dados dos Procons de todo país. Em março deste ano, foi oficializada a entrada em Mato Grosso no programa.

Procons de outros Estados já aderiram ao sistema, como São Paulo, Espírito Santo Bahia, Pará, Belo Horizonte, Goiás, Tocantins e Paraíba. Será possível utilizar gráficos, levantar informações com base em perfis e demandas do consumidor, saber sobre os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas em outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilitará um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

A superintendente do Procon, Vanessa Rosin, explica que o sistema possuirá um cadastro de reclamações fundamentadas, que indicará quais são as empresas com maior número de reclamações, permitindo que o consumidor se previna de maus fornecedores.

“Os Procons vão ter acesso a dados sistematizados não apenas do seu Procon, mas também dos outros órgãos integrados ao sistema”, diz.

A capacitação dos funcionários vai ser realizada por técnicos do Ministério da Justiça. A abertura nesta segunda-feira (18.07), às 14h, foi na Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, órgão ao qual o Procon está ligado. Os laboratórios seguem durante a semana e o encerramento dos trabalhos vai ser na sexta-feira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE