quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Novo sistema de coletor portátil de dados em Sinop já atende 70% da cidade

PUBLICIDADE

Implantado em abril deste ano, o novo sistema de coletor portátil de dados de contas de água de Sinop, já está atendendo 70% da cidade, ou seja, cerca de 14 mil imóveis, entre residências, indústrias e comércios já podem receber a conta de água no ato da apuração dos dados.

Entre os bairros que já são atendidos com esse sistema estão toda a área central, Jardins Maringá, Paraíso, São Cristóvão, Primaveras, Parque das Araras, Boa Esperança entre outros. Os próximos deverão ser os Jardins das Palmeiras, Violetas e Oliveiras.

Segundo o chefe do SAE (Serviço de Água e Esgoto) em Sinop, Hildebrando França, os resultados têm sido positivos e a população tem elogiado o novo sistema. “Salvo alguns problemas que tivemos no início, porque algumas pessoas ainda não entendiam como funcionava o sistema e achavam que as contas venciam no mesmo dia, com o tempo tudo foi resolvido e até hoje os usuários não reclamaram do serviço, mesmo porque diminuiu o número de consumidores que pediam segunda via da conta por extravio, já que ela é entregue em mãos”, disse, ao Só Notícias.

A previsão é que até o final deste mês 100% dos imóveis de Sinop já estejam sendo atendidos pelo sistema. “Nosso prazo de 90 dias se encerra ao final deste mês, mas se não conseguirmos cumprir esse prazo, acredito que até meados de agosto, no máximo, toda a cidade já esteja recebendo o coletor de dados. O que acontece é que temos outros trabalhos. Só neste último sábado, por exemplo, tivemos que deslocar a equipe para fazer a instalação de 614 novas ligações, sendo 471 no bairro Jardim das Oliveiras e 143 no Maria Carolina”, esclarece Hildebrando.

Só Notícias apurou que com o sistema antigo, no qual os leitores tinham que ir até a residência, coletar os dados, retornar para a sede, passar os dados para que outra pessoa digita-se e só então, após 15 dias, entregar a conta para o consumidor, cerca de 150 leituras eram feitas por dia por leiturista. Hoje, são de 380 a 400 leituras/dia por leiturista, podendo chegar a 500 leituras.

Portanto, a cada 3 mil distribuidores é necessário um leiturista, quando antes era necessário um leiturista para cada mil distribuidores de água. “Isso é bom para o consumidor que recebe sua conta na hora com uma margem de erros quase zero e para o município, que reduziu o trabalho de coletas em 50%. O único ponto negativo é que gera menos emprego, uma vez que antes tínhamos 10 leituristas e hoje precisamos apenas de 4. Os demais não foram demitidos, mas foram remanejados em outros setores, sendo assim não tivemos novas contratações”, salienta o chefe do SAE, completando que com “todo avanço tecnológico vem a redução de mão-de-obra isso é fato comprovado”.

O novo sistema é um equipamento, semelhante a uma calculadora, no qual é digitado o consumo anterior e lançado o consumo atual sendo emitida, em seguida, a fatura do consumidor. Ao todo são 4 coletores no município, fornecidos por uma empresa terceirizada de São Paulo, pelo custo de locação de R$ 1,5 mil mensais para a Prefeitura de Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois são hospitalizados após colisão entre carro e moto em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Fan preta e GM...

Colíder expandirá obras na área de iluminação pública

A prefeitura fará procedimento licitatório, hoje, visando a aquisição...
PUBLICIDADE