sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum lança projeto com rede de proteção à criança e ao adolescente em casos de violência

PUBLICIDADE

As promotorias de Justiça de Nova Mutum, o Poder Judiciário, PM, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Assessoria Pedagógica do Estado e a prefeitura lançaram, hoje, o “Projeto Luz – Nova Mutum protege suas crianças e adolescentes” para criar um padrão a ser utilizado pela rede de proteção à criança e ao adolescente, em casos de violência sexual, de modo a garantir uma investigação célere e efetiva, buscando evitar a revitimização e reiteração delitiva. A proposta é criar um procedimento padronizado a ser seguido pelos integrantes da rede quando surgir a notícia de que uma criança ou adolescente foi vítima de violência sexual, estabelecendo o diálogo construtivo entre os componentes da rede de proteção.

O objetivo também é fomentar a atuação colaborativa de todos os integrantes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada parceiro, a fim de investigar e punir os casos de violência que surgirem, buscando, assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que serão buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.

Dados nacionais do Disque 100 mostram que a violência sexual é uma realidade cada dia mais constante na sociedade atual, sendo que, apenas em 2016, 17,5 mil casos foram relatados. A maior parte destas denúncias se refere aos crimes de abuso sexual (72%) e exploração sexual (20%).

Apesar da gravidade deste tipo de delito e de reincidência de casos, no dia a dia de trabalho a rede de proteção à criança e ao adolescente não consegue exercer as funções protetivas e repressivas com excelência e efetividade necessárias para atender as demandas, pela ausência de um atendimento uniformizado.

Para que a rede atue em consonância, haverá m curso preparatório, entre os dias 19 e 28 de fevereiro, com os representantes de cada instituição parceira. A capacitação, com previsão de 20 turmas e duração de 8 horas/aula, a serem distribuídos em dois turnos, será ministrada por integrantes do Ministério Público Estadual, Polícias Civil e Militar e secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação, informa a assessoria do MP.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apreendida madeira e trator usado para desmatamento ilegal no Nortão

Equipes da Sema de Guarantã do Norte e Polícia...

Nova Mutum: ‘famílias na praça’ neste sábado é na praça das Palmeiras

A nova edição do "Famílias na Praça" para alegrar...

Juara destina R$ 4 milhões para materiais e restauração de órgãos públicos

O processo licitatório estimado em R$ 4,7 milhões visa...
PUBLICIDADE