sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato-grossenses casam mais e divorciam menos que a média nacional, aponta IBGE

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso a população está casando mais e divorciando menos. No ano passado foram registrados quase 50 casamentos por dia no Estado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que foram formados 17.344 casais em 2016 em Mato Grosso. O número representa um aumento de 6,2% em relação aos registros em 2015, quando 16.327 pessoas se casaram. Em cinco anos esse aumento chega a 21,1%. Além disso, o número de divórcios caiu quase 10% em um ano e quase 30% nos últimos cinco anos.

Desde 2012 o número de registros de casamentos vem crescendo e passou de 14.316naquele ano para 17.344 em 2016. Apesar de muita gente ainda não apostar nesse tipo de união, e os dados de Mato Grosso ir contra uma tendência de “não casamento” que tem ganhado o mundo, o sociólogo Reinaldo Rezende explica que essa opção ainda está fortemente ligada à religião e aos valores passados pela família. “Apesar que de forma geral muitos não acreditam mais no casamento, alguns até defendem que casamento é uma instituição falida, somos um país onde a grande parte da população é católica, evangélica e ainda preza muito por esse tipo de união”.

Essa é também uma das explicações para queda de divórcios no Estado, que segundo Rezende ainda pode estar ligada também à questão de bens. “Muitas pessoas, às vezes, divorciam, saem de casa, mas o processo de divórcio no papel acaba sendo adiado em razão das questões financeiras e até mesmo do processo judicial”.

Na capital, os registros de casamento também cresceram aproximadamente 10%em 2016 e chegam a54,4% em cinco anos. Mas o número de divórcios aumentou quase que proporcionalmente. Foram 4.170 casamentos no ano passado em Cuiabá, registro de 375 uniões a mais que em 2015. Porém, o número de divórcios cresceu 11,1% passando de 411 em 2015 para 457no ano passado.

Dezembro foi o mês mais escolhido pelos casais para oficializar a união em Mato Grosso. Já em Cuiabá, o maior número de registros ocorreu em novembro. Do total de casamentos realizados no Estado, 99,9%, ou seja, 17.327 foram de casais heterossexuais, enquanto apenas 17 foram de pessoas do mesmo sexo. No ano passado foram registrados 4 casamentos entre homens e 13entre mulheres.

No país foram 1.095.535 casamentos civis em 2016, queda de 3,7% no total de casamento sem relação a 2015. Enquanto isso o número de divórcios aumentou 4,7%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE