quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Jogos Indígenas de Mato Grosso começam hoje

PUBLICIDADE

Mais de 2 mil participantes de nove etnias de Mato Grosso devem tomar parte do V Festival de Cultura e Jogos Indígenas Paresí-Haliti, com a mais importante competição desta categoria, no Estado. O Evento, que conta com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Esportes (Seel), Secretaria de Turismo e ainda a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, terá abertura hoje na comunidade da Aldeia Seringal (Campo Novo) e prosseguirá até o domingo.

Estarão presentes, as etnias Paresí (Campo Novo do Parecis), Irantxe (Brasnorte), Mynky (Brasnorte e Juína), Bororo (Rondonópolis), Cinta-Larga (Juína), Rikbaktsa (Juína), Arara (Sul do Estado), Nambikwara (Sapezal) e Umutina (Barra do Bugres). O festival será organizado pela Associação Indígena Paresí-Haliti.

Esta quinta edição dos Jogos Indígenas terá oito modalidades: Jikunahati (cabeça-bol), tidimore, jakatyie (arco e flecha), mazakwati (natação), temati (corrida), kitxiyatyati (futebol), nolokakakwati (cabo-de-guerra) e jitsoti (apnéia). As disputas começam por volta das 9h30 desta sexta-feira, com a provável presença do governador Blairo Maggi.

Considerado hoje a maior autoridade brasileira na área indigenista, Carlos Terena, ainda ficará no Estado para acompanhar a realização dos jogos. E sua presença será muito importante, já que ele estará fazendo observação da competição. Após suas conclusões, ele poderá anunciar a inclusão deste festival no calendário esportivo indigenista brasileiro. Assim, o evento organizado em Mato Grosso pode ser de nível nacional a partir de 2006.

Conforme o secretário de Esportes, Turismo e Lazer de Campo Novo do Parecis, Sérgio Mineiro, o objetivo deste festival é a confraternização dos povos indígenas, buscando maior atenção à categoria e ainda ao resgate às tradições desta cultura. Ele entende que o envolvimento do governador Blairo Maggi fez crescer em muito a importância do evento e prevê que a competição será muito maior este ano com a presença de dobro de participantes. Em 2004, as disputas tiveram menos de 1.000 participantes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE