sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Festival Cultural das Águas promete reunir milhares de pessoas em Alta Floresta

PUBLICIDADE

As Águas Amazônicas, a Biodiversidade da região e a Cultura dos povos que vivem em Mato Grosso vão ser discutidos por pesquisadores, educadores e artistas em mais de 60 oficinas, mini-cursos e conferências que acontecerão de 09 a 11 de junho, durante o Festival das Águas de Mato Grosso, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Alta Floresta, município localizado a 803 quilômetros a norte de Cuiabá.

Representantes do Ministério do Meio Ambiente, organizações não-governamentais nacionais e especialistas de vários universidades brasileiras vão participar do encontro em Alta Floresta para debater temas como as transformações sócio-ambientais no Estado e no País, a sustentabilidade de comunidades tradicionais da Amazônia, Políticas Públicas e Gestão das Águas, Educação Ambiental, Zoneamento Sócio-Econômico, Políticas Afirmativas e Diversidade Cultural e Artes, entre outros.

Para a comunidade presente no Festival haverá também oficinas e mini-cursos para todas as idades, indo de Brincadeiras na Natureza à Inclusão Digital para Agricultores.

Em todas as áreas estão sendo oferecidas oportunidades de conhecimento. Em Meio Ambiente se discutirá dos Meios Jurídicos de Proteção da Água à Reutilização da Água em Residências. Em Economia, da Agricultura Familiar à Políticas de Pesca e Aqüicultura. Em Cultura , poesia, teatro, danças tradicionais à construções de painéis de arte.

O Festival das Águas da Amazônia vai abrigar ainda mostra de vídeos, shows de de dança, teatro e música de todas as regiões do Estado, grupos de do Araguaia, Cuiabá, Reserva do Cabaçal, Cáceres, Sinop já confirmaram presença.

ABC – O Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso tem como base Água, Biodiversidade e Cultura. Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso, o evento chega em sua terceira edição. O primeiro, denominado Águas do Pantanal, aconteceu em Cáceres – região oeste do Estado, reunindo mais de 5 mil pessoas.

Em 2004, o município de Luciara abrigou o Águas do Araguaia, reunindo participantes de nove Estados brasileiros. “ Este ano ampliamos o circuito destacando as Águas da Amazônia. Mato Grosso é um Estado privilegiado por geograficamente estar em três biomas – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica e ter seus espaços drenados por três das maiores bacias hidrográficas do Brasil. Por outro lado, isso exige de nós a responsabilidade pela preservação ambiental e o respeito à nossa diversidade cultural”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda.

O Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso é um evento organizado pela Unemat, com divulgação em seus 106 campi no Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE