quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Empresas aplicam agrotóxicos de forma irregular em Mato Grosso e MP entra com ação

PUBLICIDADE

A promotoria de Justiça de Apiacás ingressou com ação civil pública contra duas empresas que realizaram pulverização aérea de agrotóxicos em duas fazendas no município, causando danos ambientais em razão da deriva dos produtos. O MP requereu a condenação das empresas por dano moral coletivo – em valor arbitrado pela justiça – a ser destinado para projeto ou ações voltados à preservação do meio ambiente, a ser indicado pelo Ministério Público.

De acordo com os autos, os proprietário da fazenda "adquiriram agrotóxicos e respectiva aplicação aérea junto à segunda requerida", "valeu-se dos serviços (aviões e pilotos)" para a realização das aplicações aéreas de defensivos agrícolas por ela comercializados”, explica, na ação, o promotor de Justiça, Danilo Cardoso Lima.

Conforme o MPE, após os serviços os morados das propriedades vizinhas procuraram o Indea de Apiacás, noticiando que suas propriedades haviam sofrido danos ambientais em razão da deriva dos produtos. Inspeção realizada in loco pelo Indea, apontou que os agrotóxicos utilizados são altamente tóxicos e que sua deriva causou danos às plantações das áreas vizinhas, bem como danos severos à mata ciliar de córrego.

Conforme as provas recolhidas no inquérito civil, os danos ambientais causados se deram em razão da aplicação irregular dos agrotóxicos, uma vez que as empresas requeridas não observaram as disposições legais e regulamentares para a realização do procedimento. “Nenhuma das requeridas preocupou-se em cumprir as normativas acerca da aplicação aérea de agrotóxicos, com a devida manutenção de um profissional especializado no local, acabando por realizar os serviços de forma incorreta e causar diversos danos ambientais. Além disso, restou demonstrado que a aplicação irregular sobre locais habitados, áreas de preservação permanente e córregos, ocasionou danos ambientais imensuráveis, em prejuízo de grupo indeterminado de pessoas”, ressaltou na ação, a promotoria, através da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE