quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa a Caravana da Transformação em Sinop; pacientes de 25 municípios serão atendidos

PUBLICIDADE

Está sendo realizado no estádio Gigante do Norte a 14ª edição da Caravana da Transformação. Pacientes de 25 municípios, acima de 55 anos, estão em Sinop para passar pelos exames oftalmológicos. Cerca de 8 mil pessoas serão atendidas. “Hoje, serão realizadas somente as consultas. Aproximadamente 1 mil pessoas que já estão aqui vão fazer até cinco exames para apontar se elas precisam ou não de cirurgia. Serão duas carretas com médicos especialistas no dia do procedimento”, explicou o coordenador geral José Arlindo Oliveira.

A partir do dia 23 começam a ser feitas as cirurgias agendadas de catarata, pterígio e yag laser, que seguem até o dia 2 de junho. Os interessados em participam ainda podem procurar a Central de Regulação do município. A Caravana oferece também acompanhamento pós-operatório sem custos ao paciente, com consultas 24h, sete dias e trinta dias após a intervenção cirúrgica.

“Todos os pacientes passam pelos aparelhos para averiguação de fundo de olho (para identificação de doenças), e quando sobem na carreta passam por exame oftalmológicos completos. Vemos a visão, examinamos para ver se tem catarata e se tiver alguma indicação cirúrgica encaminhamos para o procedimento totalmente gratuito”, explicou o médico oftalmologista, Francisco Meirelles Pires.

Além das consultas e cirurgias, serão oferecidos serviços de cidadania como emissão de documentos de identidade, Cadastro de Pessoas Física (CPF), 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, cartão do idoso, carteira de reservista, Certificado de Registro de Licenciamento e Veículos (CRLV), e carteira de pescador amador dos dias 24 a 26, das 8h às 16h. Totalmente gratuito.

A aposentada Maria das Dores Fernandes, de 80 anos, moradora do bairro Alto da Glória disse que espera há mais de 5 anos para o procedimento cirúrgico para retida de catarata e com a Caravana da Transformação vai conseguir passar pelo procedimento. “Consegui operar um olho, mas já faz muito tempo. Agora tenho que operar o outro para retirada da carne morta. Com esta iniciativa vou conseguir, bem aqui, pertinho de casa, passar pelos exames e ainda fazer minha operação. Isto é uma coisa muito boa que aconteceu para nós”. 

Nesta edição da caravana serão atendidos moradores de Sinop, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã e União do Sul. Além disso, serão atendidos excepcionalmente pacientes encaminhados pelas prefeituras de Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelândia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...

Sinop terá mais um caminhão pipa para combater queimadas

A prefeitura definiu licitação para a compra de caminhão...
PUBLICIDADE