sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Após aprovação do STF, mais de 100 grávidas ou com filhos menores de 12 anos devem cumprir prisão domiciliar em MT

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, nesta terça-feira, um habeas corpus coletivo em favor de mulheres grávidas ou mães de crianças de até 12 anos, que estejam cumprindo prisão preventiva (à espera de julgamento). Com a decisão, mais de 4,5 mil detentas devem ser beneficiadas no Brasil e irão para prisão domiciliar.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), e Pastoral Carcerária Nacional, 141 mulheres estão nas condições estipuladas pelo STF em Mato Grosso. Deste total, 7 são gestantes e 134 têm filhos menores de 12 anos. O relatório aponta que o Estado não tem detentas com filhos na prisão.

A decisão do STF foi tomada por quatro votos a um. A medida substitui a prisão preventiva pela domiciliar enquanto durar essa condição. Os tribunais estaduais e federais têm até 60 dias para cumprir o habeas corpus coletivo, que se estende ainda a mães adolescentes em medida socioeducativa e a mães que tenham sob sua guarda pessoas deficientes, independentemente da idade.

De acordo com o mais recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 622 mulheres presas em todo o país estavam grávidas ou amamentando até o último dia de 2017. O levantamento consta do recém-criado Cadastro Nacional de Presas Grávidas e Lactantes, determinado pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho e do Supremo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista embriagado se nega a fazer bafômetro mas é preso no Nortão

A Polícia Militar prendeu o homem, de 34 anos,...

Funcionária de escola em Alta Floresta tem motocicleta furtada

A vítima, de 25 anos, declarou à Polícia Militar,...

Delegados confirmam 54 presos na operação Recovery em Sorriso, Sinop e mais 11 cidades

Delegados de Polícia Civil de Sorriso e o secretário adjunto...
PUBLICIDADE