terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande abre 7,2 mil novas vagas em escolas e creches

PUBLICIDADE

As matriculas para as Escolas Municipais de Educação Básica e para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), começaram hoje e seguem até sexta-feira, durante todo o dia. Os alunos da rede pública municipal que permaneceram de 2017 para este ano, já fizeram suas rematrículas.

“Entre 2017 e 2018 ampliamos o número disponível nas unidades municipais em 1.000 novas vagas, ou seja, tínhamos 25 mil alunos e passamos a 26 mil. Agora muitos que frequentaram o ensino público municipal no ano passado, ou mudaram do ensino infantil ou ensino fundamental para o ensino médio ou por qualquer outro motivo deixaram as unidades municipais, o que elevou o número de vagas disponíveis para 7.200”, explicou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis, por meio da assessoria.

Ele lembrou ainda que a prefeita Lucimar Sacre de Campos colocou em obras nos últimos meses, 15 novos Centros Municipais de Educação Infantil que abrirão entre 3,5 mil a 5 mil vagas dependendo se elas funcionarão por um, dois ou três períodos.

Os investimentos para a Educação em 2018 superam os R$ 150 milhões apenas em obras. “A partir de 2019 teremos ainda mais vagas para serem ofertadas tanto nas escolas municipais como para as creches, pois temos ainda três novas escolas estaduais sendo construídas em parceria com o governo do Estado e outras seis escolas municipais que estão sendo totalmente reformadas e ampliadas em sua capacidade”, disse Fidélis.

A prefeita Lucimar declarou que no ano passado aplicou 30% das receitas correntes em educação, índice acima do percentual mínimo exigido pela constituição federal que é de 25%. Segundo ela, a tendência é que este percentual seja elevado nos próximos anos. “Além do respaldo do Governo do Estado através do secretário Marco Aurélio Marrafon, estamos investindo e formalizando parcerias para que nenhum aluno em idade escolar fique fora da sala de aula.

Uma Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Educação irá avaliar todos os pedidos de novas matrículas. “Estaremos, dentro de critérios técnicos avaliando todos os pedidos que não forem contemplados com as novas matrículas, mas nem sempre é possível se compatibilizar a necessidade dos alunos e de seus pais com a disponibilidade das vagas, mas podem ter certeza de que os esforços são no sentido de atender toda a demanda”, acrescentou Fidélis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogadas inscrições para transferência de cursos em Sinop e mais 3 câmpus da UFMT

Foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (24), as inscrições...

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...

Terminam domingo transferência de cursos em 4 câmpus da UFMT; Sinop tem mais vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de...
PUBLICIDADE