quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat tem nova denominação aprovada pela Assembleia Legislativa

PUBLICIDADE

A Unemat passa a se chamar Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado. Foi aprovado, nesta semana (21), por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar 03/2016, que altera a denominação da universidade. A proposta havia sido aprovada em fevereiro de 2016 pelo deputado estadual Adriano Silva, professor e ex-reitor da Instituição. A alteração foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade em março do mesmo ano. "Propus esta alteração, que era um desejo de toda a comunidade acadêmica da Unemat, para que fosse concretizada legalmente. As contribuições do professor Maldonado moldaram a universidade que conhecemos hoje e que tanto contribui para o crescimento e fortalecimento do nosso estado", justificou o parlamentar.

O primeiro reitor da Unemat, Carlos Alberto Reyes Maldonado, professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), atuou no curso de Direito do câmpus de Cáceres por mais de 30 anos. Maldonado, como era conhecido, era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) de 1989 a 1993, momento em que a Instituição expande, por meio de câmpus, a outros municípios de Mato Grosso. Maldonado sonhou, formulou e implantou o projeto nos moldes multicâmpus adotados até hoje pela Unemat.

Trajetória: Maldonado ingressou na Instituição em 1986 como professor contratado. Depois, assumiu a função de coordenador do Fcesc e, após a criação da Unemat, a função de reitor nomeado, sendo eleito em seguida para ocupar a função de reitor. O primeiro reitor da Unemat ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, nos anos de 1996 e 1997. Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na sequência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil.

Em 30 de janeiro de 2016, o professor Maldonado faleceu, aos 54 anos de idade, em virtude de complicações de saúde. A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE