terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep acata decisão de desembargadora e encerra greve em Sinop

PUBLICIDADE

Os servidores da Educação decidiram em assembleia suspender temporariamente a greve iniciada semana passada, e cumprir a decisão judicial da desembargadora Helena Ramos, que considerou o movimento abusivo e determinou o retorno imediato às salas de aula sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Segundo o vice-presidente do Sintep, Kleber Solera, caberia aos dirigentes do sindicato responder por crime de desobediência caso não cumprisse a decisão. “Retornamos pelas ameaças que estavam previstas na liminar em responder criminalmente. Nesse sentido suspendemos a greve, além de garantir o pagamento do servidor”, explicou Solera, em entrevista, ao Só Notícias.

Ainda de acordo com o presidente, as aulas retornarão hoje à tarde, esta manhã, será utilizada para organização das unidades. Porém, o retorno escolar é até sexta-feira, data da reunião agendada com a prefeita Rosana Martinelli para discutir as demandas dos profissionais.

“Trabalharemos até a data da reunião. Caso não haja um acordo provocaremos nova assembleia e possivelmente retornamos com a greve”. O movimento começou na semana passada e, desde então, quase 16 mil alunos da rede municipal estavam sem aulas.

Em sua decisão a desembargadora considerou “o perigo de que a manutenção do quadro fático possa resultar em dano grave, de difícil ou incerta reparação, porquanto se trata de serviço público essencial” e também proibiu “os integrantes do movimento grevista de impedir ou limitar de qualquer modo o acesso de funcionários públicos não grevistas ao trabalho regular, tudo sob pena de multa diária de R$ 10 mil e apuração de responsabilidade por possível prática do crime de desobediência”.

Os servidores cobram alteração da jornada de trabalho de professores e técnicos, o que já é garantido por lei, regulamentação definitiva da jornada do apoio administrativo educacional, reajuste para os profissionais de apoio e técnicos administrativos educacional em 4,77%, inclusão dos motoristas na carreira da Educação e alteração dos coeficientes das tabelas de apoio e técnicos a partir da formação de nível médio profissionalizado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...

Unemat oferta vagas remanescentes no curso de Medicina

A Universidade do Estado de Mato Grosso disponibilizou 22...
PUBLICIDADE