quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: abertas inscrições em projeto de combate ao analfabetismo e desafio é atingir 3,9 mil pessoas

PUBLICIDADE

Pegar o ônibus, ir ao banco, ou mesmo ao supermercado podem ser, para quem tem o domínio – mesmo que mínimo – das letras e números, exercícios corriqueiros. No entanto, para um grupo de 3,9 mil pessoas residentes em Sinop a realidade é outra. Sem saberem ler ou escrever, esta faixa da população ainda vive às sombras do analfabetismo, já que, por razões diversas, permaneceram distantes de quaisquer ambientes educacionais.

O número integra a estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presente no Censo 2015, e revela o desafio da cidade, assim como de outras no país, em zerar o analfabetismo em âmbito local. Em termos proporcionais, os 3,9 mil analfabetos auto-declarados representam 2,8% da população total residente em Sinop, atualmente na casa das 135 mil pessoas, ainda segundo o IBGE.

Professora da rede pública municipal de Ensino de Sinop, Veridiana Paganotti, atualmente também secretária  municipal de Educação, Esporte e Cultura desta mesma cidade, lembra que a existência do analfabetismo expõe dois cenários preocupantes e que revelam, de um lado, a exclusão social, e, do outro, a defasagem no ensino de jovens e adultos, visto a predominância do analfabetismo auto-declarado nestas duas últimas faixas etárias.

 “O universo da escrita, da leitura, dos números é muito importante para o ser humano ter sua vida e possa ir, por exemplo, desde o mercado ao banco. Ter acesso ao que a sociedade e não ser excluído dela. Estes mais de 3 mil analfabetos mostram uma defasagem no ensino de jovens e adultos e precisamos melhorar isso através de projetos. É um dado negativo para a cidade e, enquanto Prefeitura, precisamos nos organizar para erradicar esta taxa”, expressa a gestora.

Como explica a secretária municipal, no crivo das políticas públicas voltadas à educação está a inclusão do município em programas que visem erradicar o analfabetismo. Entre estes, por exemplo, destaca-se o projeto  “Muxirum”, que na língua indígena Tupi-Guarani significa “Mutirão", realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Apenas neste ano, o projeto prevê a retirada de mais de 9 mil pessoas da zona do analfabetismo no Estado, mediante oferta de ensino gratuito a pessoas com faixa etária a partir dos 15 anos. Conforme explica Cristiane Bregolatto, integrante da equipe de coordenação do projeto em Sinop, o Muxirum utiliza uma metodologia de ensino inspirada em teóricos brasileiros da Educação como Paulo Freire, Emília Ferrero e Magda Soares.

Os alunos participam de aulas distribuídas semanalmente e que são conduzidas por formadores previamente cadastrados e capacitados pelas instituições organizadoras do projeto. São aplicadas, ao todo, 270 horas-aula de forma a propiciar aos participantes a inserção social por meio da Educação.

“Em Sinop, o Muxirum tem a meta de capacitar neste ano cerca de 800 pessoas com aulas realizadas durante seis meses de atividades em diversos locais como igrejas, escolas, residências e demais”, explica a coordenadora local do projeto desenvolvido pela Seduc.

As inscrições para o projeto Muxirum estão abertas até o próximo dia 20 , sendo realizadas na Assessoria Pedagógica, localizada à Avenida das Embaúbas, no centro. Interessados devem possuir idade mínima de 15 anos e comparecer à unidade munidos de documentos pessoais. Após o trâmite, os futuros alunos são informados sobre os locais das aulas. Isto porque, conforme explica ainda Bregolatto, no município as aulas ocorrerão em polos diversos e não uma única sede fixa.

Idosos e/ou outras pessoas que apresentam impossibilidade de se locomoverem até a sede da Assessoria Pedagógica podem ter a matrícula efetivada por algum outro membro familiar, desde que ocorra a apresentação dos documentos pessoais do participante das aulas.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE