sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Seminário de Ciência e Tecnologia é hoje em Alta Floresta

PUBLICIDADE

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, e sua equipe iniciam nesta terça-feira, em Alta Floresta, a segunda rodada dos seminários regionais, que estão discutindo as políticas de Educação Superior e Educação Profissional e o fomento à pesquisa em municípios de nove regiões do interior do Estado. O objetivo dos seminários é colher sugestões e ouvir a população sobre as políticas da área, a fim de subsidiar a reformulação do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia.

De acordo com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, a participação dos moradores dos municípios já visitados na semana passada [Barra do Garças e Rondonópolis] têm sido muito satisfatória. Segundo ela, os participantes dos seminários têm validado as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de Ciência e Tecnologia, e sugerido ações estratégicas dentro das políticas governamentais.

“Nos municípios que visitamos tivemos uma resposta muito favorável, a participação foi boa e as contribuições muito positivas, mostrando que a população já tem um amadurecimento sobre a ciência e a tecnologia”. Flávia ressalta que as pessoas estão interessadas em discutir porque elas estão percebendo que se trata de uma prestação de contas e também de uma avaliação de nossas ações.

Os seminários têm contado com a participação de cerca de 80 pessoas, representantes dos mais diversos setores da comunidade. Ela salientou também que, por se tratar de uma platéia muito heterogênea – formada por pessoas que conhecem bem a área e muitas que não conhecem – a riqueza dos debates é muito grande. “Com isso também temos tido oportunidade de divulgar nossas ações.”

A caravana – da qual participam o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho, e os superintendentes de Educação Profissional, Geraldo Grossi Júnior, e de Educação Superior, Ilma Grisoste – participa de reunião com a Unemat na terça-feira (05.04) às 14 h e do seminário regional às 8h da quarta-feira (06.04).

Na quinta-feira, às 9h, reúnem-se com os representantes da Unemat em Colíder e na sexta-feira participam de mais um seminário regional, desta vez em Sinop, à partir das 8h.

A avaliação da secretária também foi positiva em relação às visitas que estão sendo feitas aos campi da Unemat em todo o interior do Estado. As visitas, além de servirem para o conhecimento da realidade dos campi, estão sendo oportunidades para se discutir a implementação de um planejamento estratégico para a instituição, a fim de focar as suas ações e fortalecer a sua atuação.

Flávia Nogueira explica que para realizar esse planejamento em parceria com a Unemat, além da participação da Secitec haverá a consultoria de uma entidade de fora, que auxiliará na condução dos trabalhos. “A aceitação dessa idéia está sendo boa nos campi; a única preocupação das pessoas com as quais conversamos é que não seja uma instituição que não conheça o sistema universitário”, destacou ela. “A maioria dos campi são pequenos, têm como planejar.”

A secretária ressalta que, embora o trabalho de planejamento tenha que ser feito à partir dos campi, ele será da Unemat como um todo. “Não pode haver concorrência entre os campi.” Segundo a secretária, o isolamento entre as unidades da Unemat também foi apontado como um problema pelos dirigentes das cidades visitadas.

Flávia Nogueira lembra que os seminários de discussão sobre Educação Profissional e Superior e sobre fomento à pesquisa são abertos à participação de toda a comunidade. Até junho a equipe visitará os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Diamantino e Confresa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE