sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Quatro alunas mato-grossenses estão na fase final de programa nacional

PUBLICIDADE

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Mato Grosso conta com quatro alunas concorrentes. Os projetos foram enviados para Brasília para a seleção e a escolhida representará o Estado na Câmara de Deputados por um ano no cargo de deputada jovem.

As estudantes Maria Aparecida de Oliveira e Maria Júlia Faleiros Alcântara concorrem pela Escola Estadual São José do Rio Claro, do município de São José do Rio Claro.  As outras duas pré-selecionadas são Mariana Silva do Bom Despacho e Thaciana Lemes Pereira, que concorrem pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do município de Pontes e Lacerda.

A ementa da estudante da rede estadual Maria Aparecida estabelece um plano anual para valorização da vida entre os jovens e institui o Dia Nacional de Combate ao suicídio. Já Maria Júlia propôs a realização, em âmbito escolar, de ações que valorizem a diversidade.

Mariana desenvolveu uma ementa que Institui o Programa Nacional de Educação no Sistema Prisional (PNESP) em todos os estabelecimentos penais brasileiros, cria mecanismos para ampliar e qualificar a oferta de educação e ressocialização dos detentos, o resgate à sua cidadania, tornando-se obrigatório o ensino fundamental, médio e, caso queira, ensino superior.

A colega Thaciana propôs um Programa Nacional de Apoio aos Portadores de Microcefalia (PNAPM) – uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada – em todos os municípios brasileiros. Cria mecanismos para ajudar e amparar as famílias que tem em suas residências contém alguém com essa condição, gratuitamente, dando ajuda a estas famílias financeiramente e psicologicamente.

A divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE