quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Programa de educação em saúde da Unemat está entre os 15 melhores do país

PUBLICIDADE

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde selecionaram as 15 melhores experiências na área da Educação em Saúde do Brasil, entre elas, o Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (Esqualos) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que está entre os 15 semifinalistas escolhidos de um total de 251 inscritos. O escritório de qualidade é o único programa da região Centro-Oeste a se classificar para a semifinal. Com foco na educação permanente em saúde, a comissão tem como objetivo conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

Foram 251 inscrições. Os projetos foram analisados pela comissão de avaliação integrada por representantes da Opas e do ministério. As 31 práticas selecionadas na segunda etapa receberam a visita in loco dos representantes da comissão. Com isso, foram selecionados os 15 projetos desta fase. Os finalistas receberão certificado de reconhecimento dos projetos em cerimônia pública, a ser realizada no encerramento da iniciativa.

A parceria previu três eixos temáticos para a inscrição das experiências: integração ensino-serviço-comunidade; educação e práticas interprofissionais e gestão da política de educação permanente em saúde.

Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (Esqualos) foi implementado em Tangará da Serra, em 2017, é resultado de parceria entre o curso de enfermagem da Unemat, a secretaria municipal de Saúde e as instituições de saúde de Tangará. O Esqualos é resultado de articulação com os serviços públicos e privados de saúde do município de Tangará da Serra e se constitui de um programa que visa promover educação, através do processo de pesquisa e extensão na articulação ensino-serviço. De acordo com o coordenador do programa, professor Josué Souza Gleriano, o Esqualos está contribuindo decisivamente para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, por meio da articulação de práticas interprofisisonais, considerando a integração de profissionais das mais diversas áreas como Enfermagem, Medicina, Direito, Arquitetura, Administração, entre outros, a fim de garantir o desenvolvimento e sustentação das práticas seguras para a assistência à saúde. A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE