quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Políticas de educação superior estão sendo discutidas em Colíder

PUBLICIDADE

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira e sua equipe estão discutindo as políticas de Educação Superior e Educação Profissional e o fomento à pesquisa em Colíder hoje. O objetivo do seminário é colher sugestões e ouvir a população sobre as políticas da área, a fim de subsidiar a reformulação do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia.

O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, esteve reunido hoje de manhã com a secretária e destacou a necessidade de fortalecer o campus da universidade, oferecendo mais cursos que venham a atender a demanda de mã-de-obra na região Norte.

“Estaremos levando essas reivindicações ao governador neste sábado, quando estaremos participando da inauguração de mais 4 salas de aulas no campus de Colíder”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, a participação dos moradores dos municípios já visitados na semana passada [Barra do Garças e Rondonópolis] têm sido muito satisfatória. Segundo ela, os participantes dos seminários têm validado as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na área de Ciência e Tecnologia, e sugerido ações estratégicas dentro das políticas governamentais.

“Nos municípios que visitamos tivemos uma resposta muito favorável, a participação foi boa e as contribuições muito positivas, mostrando que a população já tem um amadurecimento sobre a ciência e a tecnologia”. Flávia ressalta que as pessoas estão interessadas em discutir porque elas estão percebendo que se trata de uma prestação de contas e também de uma avaliação de nossas ações.

Os seminários têm contado com a participação de cerca de 80 pessoas, representantes dos mais diversos setores da comunidade. Ela salientou também que, por se tratar de uma platéia muito heterogênea – formada por pessoas que conhecem bem a área e muitas que não conhecem – a riqueza dos debates é muito grande. “Com isso também temos tido oportunidade de divulgar nossas ações.”

A caravana – da qual participam o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Carlos Camacho, e os superintendentes de Educação Profissional, Geraldo Grossi Júnior, e de Educação Superior, Ilma Grisoste – participa de reunião com a Unemat na terça-feira (05.04) às 14 h e do seminário regional às 8h da quarta-feira (06.04).

Na quinta-feira, às 9h, reúnem-se com os representantes da Unemat em Colíder e na sexta-feira participam de mais um seminário regional, desta vez em Sinop, à partir das 8h.

A avaliação da secretária também foi positiva em relação às visitas que estão sendo feitas aos campi da Unemat em todo o interior do Estado. As visitas, além de servirem para o conhecimento da realidade dos campi, estão sendo oportunidades para se discutir a implementação de um planejamento estratégico para a instituição, a fim de focar as suas ações e fortalecer a sua atuação.

Flávia Nogueira explica que para realizar esse planejamento em parceria com a Unemat, além da participação da Secitec haverá a consultoria de uma entidade de fora, que auxiliará na condução dos trabalhos. “A aceitação dessa idéia está sendo boa nos campi; a única preocupação das pessoas com as quais conversamos é que não seja uma instituição que não conheça o sistema universitário”, destacou ela. “A maioria dos campi são pequenos, têm como planejar.”

A secretária ressalta que, embora o trabalho de planejamento tenha que ser feito à partir dos campi, ele será da Unemat como um todo. “Não pode haver concorrência entre os campi.” Segundo a secretária, o isolamento entre as unidades da Unemat também foi apontado como um problema pelos dirigentes das cidades visitadas.

Flávia Nogueira lembra que os seminários de discussão sobre Educação Profissional e Superior e sobre fomento à pesquisa são abertos à participação de toda a comunidade. Até junho a equipe visitará os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Juara, Juína, Pontes e Lacerda, Cáceres, Diamantino e Confresa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação realizou a abertura oficial...
PUBLICIDADE