terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Peixoto: profissionais da Educação paralisarão atividades nesta 4ª para cobrar equiparação salarial

PUBLICIDADE

Aos menos 500 servidores públicos municipais do setor da Educação são esperados no manifesto nesta quarta-feira, às 8h, em frente à prefeitura de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) para cobrar o cumprimento do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) que garante a equiparação salarial dos técnicos e apoios. O presidente do Sintep, Marcos Monteiro de Farias, explicou, ao Só Notícias, que o objetivo é chamar atenção do Executivo já que as negociações não estão tendo avanços.

“Nós temos um plano de carreira que é unificado e contempla todos os profissionais da educação, independente da área de atuação. Só que o governo estabelece a lei do piso nacional em consonância com o PCCS. Os professores receberam a recomposição salarial e estão em dias na questão da proporcionalidade. Porém, os trabalhadores de apoio técnico (merendeira, limpeza, secretária escolar, por exemplo) estão em defasagem. Estamos em negociações há vários meses e não tivemos avanços. Por isso, a categoria optou em fazer um dia de manifesto”, disse Farias.

Outro lado
A secretária de Educação, Maria dos Santos, apontou que todas as cobranças da categoria estão sendo analisadas pela assessoria jurídica da prefeitura. “Estamos estudando uma forma de não extrapolar o limitador fiscal. Sempre estivemos abertos para diálogos. Não é que não queremos dar as equiparações. O problema é que estamos com índice acima de 55% e a arrecadação caiu muito. Quando é uma lei federal temos que cumprir. Peixoto foi um dos primeiros a conceder 6,81% aos professores. Entendemos que o apoio ganha muito pouco. Por isso, estamos analisando as possibilidades de fazer a equiparação, mas tudo tem que ser dentro da legalidade”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta 6ª

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...

Prorrogadas inscrições para transferência de cursos em Sinop e mais 3 câmpus da UFMT

Foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (24), as inscrições...
PUBLICIDADE